quarta-feira, 30 de março de 2011

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

30/03/11 – 4a. Feira III semana da Quaresma –


Deuteronômio 4,1.5-9 - “ a terra prometida”


Assim como prometeu aos antigos uma terra em que corria leite e mel Deus nos promete uma terra diferente para a nossa existência. Moisés disse ao povo: “Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir... para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse”. As leis e os decretos do Senhor são para nós normas que nos ajudam na vivência da felicidade aqui na terra. Se nós refletirmos bem no conselho de Moisés, iremos entender que, quando nós praticamos os ensinamentos do Senhor, aqui, na terra em que estamos vivendo, ela então, tornar-se para nós, a terra prometida. Para que isto aconteça, nós precisamos, porém, ouvi-Lo, escutá-lo, isto é estar de coração aberto. A terra prometida é um estado de espírito, resultado da nossa vivência dentro dos mandamentos da Lei de Deus os quais estão gravados dentro de nós e são para as outras pessoas uma prova da nossa inteligência e sabedoria, que significam felicidade e paz. Esse estado de espírito nós o observamos nas pessoas que vivem dentro da vontade de Deus e são sinais de que podemos também nós atravessar o vale escuro como se fosse um dia claro. Nesta terra teremos: sabedoria, inteligência e chamaremos atenção para que outros queiram nela também entrar. Este é o reino de Deus e que devemos ensiná-lo a filhos e netos. - Você já se sente vivendo numa “terra diferente” ou ainda está à sua espera? – Como você tem vivido o ensinamento do Senhor? – Qual o resultado da vida que você tem vivido? – Você tem despertado a atenção de alguém pelo seu modo de viver? - O que seria para você esta terra prometida por Deus? - Você é feliz?


Salmo 147 – “Glorifica o Senhor, Jerusalém!”


O Senhor envia suas ordens para a terra por meio da Sua Palavra que nós anunciamos. Do céu Ele faz cair proteção e abrigo para aqueles que confiam nas Suas promessas, pois escutam e praticam a Sua Palavra, Seus Preceitos e Suas Leis. Os preceitos do Senhor nos são dado com carinho, por isso, somos chamados a, como Jerusalém, glorificar o Senhor com a nossa vida, nosso louvor e nossas ações.


Evangelho – Mateus 5, 17-19 - “A lei de Deus é perfeita”


Se percebermos o que se passa dentro do nosso coração, veremos que nada dentro de nós mudou e que o ser humano precisa hoje, como sempre, dos valores que a Lei do Senhor propõe. A lei de Deus é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida. Por isso, Jesus veio confirmar tudo o que já foi escrito: ”Não penseis que vim abolir a lei e os profetas” “vim para dar-lhe pleno cumprimento”. As leis e os mandamentos de Deus não mudam, porém, muda o nosso entendimento. Deus não muda o Seu Plano, o que era, é e sempre será. Por isso, Jesus veio ao mundo, também, para dar cumprimento a Lei de Deus que estava sendo deturpada. Ele mesmo é quem nos ensina: é grande no reino dos céus quem pratica e também ensina os Seus mandamentos. Nós muitas vezes, nos apegamos à Lei de uma forma distorcida e nos apegamos apenas aos acessórios, por isso nos equivocamos e esquecemos o que é essencial. Portanto, não podemos ficar nos confundindo hoje com as falsas ideias de que isto e aquilo são coisas do passado, que o mundo é outro e que os valores mudaram. Jesus veio dar uma nova roupagem à lei que os antigos pregavam. Deus trabalha com a nossa humanidade. Ele é paciente e espera as nossas resoluções. Porém, a essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que dá ao homem, feito à Sua imagem e semelhança, a felicidade e plenitude de vida. Praticar os mandamentos e ensiná-los aos outros, dar-nos-á uma qualidade de vida superior à que tem os que não os praticam. Para sermos considerados grandes no reino dos céus precisamos apenas viver o amor aqui na terra e assim podemos fazer o que quisermos. – O que você acha que mudou no coração do homem? - Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram? – Qual é o conceito que você tem da Lei de Deus? – Como você acha que Deus o (a) considera: menor ou maior no reino dos céus? Helena Colares Serpa, Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: