sábado, 19 de março de 2011

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

19/03/11 – Sábado -

Dia de São José -

2 Samuel 7,4-5.12-14.16 - “Promessa de Deus”

Ao longo dos tempos Deus foi se manifestando por meio dos profetas aos reis e à sua descendência. Nesta leitura o Senhor se dirige a Davi e promete a ele um descendente a quem confirmaria a sua realeza, construiria para Ele o Templo e firmaria para sempre o seu trono real. A promessa de Deus a Davi começou com Salomão, confirmou-se por intermédio das gerações e se completou em Jesus, filho de Maria, mas que era da descendência de Davi por parte de José, o Seu pai adotivo. José era descendente de Davi, portanto, a promessa foi para ele e para a sua descendência. Em todos os tempos Deus escolhe pessoas de fé para que executem os seus projetos. A promessa de Deus se cumpre em nós, a Palavra de Deus é eterna. Assim também o Senhor faz hoje com cada um de nós: promete abençoar a nossa descendência, ser um pai zeloso e firmar para todos nós, um trono real. Não podemos desacreditar! O filho muitas vezes é um ideal, uma missão, um projeto que Deus nos entrega para vivermos. – Você considera as promessas de Deus também para você? – Você tem consciência disso?
- Acolha para você hoje essa promessa de Deus e peça ao Espírito Santo o entendimento para perceber como isto pode acontecer na sua vida. - Você já recebeu algum encargo de Deus? Assuma-o como um filho!

Salmo 88 – “Eis que a sua descendência durará eternamente!”

O amor de Deus é garantido para sempre e a sua lealdade é tão firme como os céus. Nisso nós precisamos nos apoiar: Deus fez conosco uma aliança de amor para sempre aqui na terra através de nós e daqueles que nos precederem.

2a. Leitura – Romanos 4,13.16-18.22 – “contra toda a humana esperança”

A condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito de Deus e uma virtude da fé. “É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro”, diz São Paulo, portanto, a nossa fé, é o parâmetro para que nós sejamos descendentes de Abraão a quem a promessa de Deus foi dirigida. Por isso, a promessa de Deus continua valendo para nós até hoje através dos tempos e das gerações. Aquele que acredita na promessa de Deus para si, torna-se como Abraão e como José, testemunha da fé e será como um pai para aqueles a quem atrai para o Senhor. Assim também, eles se tornarão seus herdeiros. Somos pais de muitos povos na medida em que damos testemunho, contra toda a perspectiva humana, da fé que temos nas promessas de Deus. Mesmo contra toda a esperança humana nós precisamos manter na fé n’Aquele que nos providencia todas as coisas a todo o momento. - Você se considera descendente de Abraão? Por quê? - A quem você tem atraído para Deus através da sua fé e do seu testemunho? Se assim for, você poderá estar certo (a) de que este alguém é seu (sua) herdeiro (a) espiritual.

Evangelho– Mateus 1,16.18-21.24 - “A promessa de Deus sem cumpre através das gerações”

Deus cumpre a promessa que fizera a Davi e chama José para ser o pai adotivo de Jesus. É a partir dele que a Palavra revela a sua origem, “José filho de David, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa!”. Portanto, a promessa de Deus a Davi se realiza por meio de José, homem simples, despretensioso e justo que aceitou colaborar com os planos de Deus. Mesmo tentando a princípio, livrar-se da situação, José acolhe o chamado de Deus e ajusta-se ao Seu plano deixando de lado os seus próprios projetos. Diante do mensageiro do Senhor todas as dúvidas de José foram abaixo e ele, acreditando, fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. Nós podemos nos considerar homens e mulheres justos quando também acolhemos e obedecemos ao chamado de Deus para cooperar com o Seu Plano de salvação. Embora não sejamos os primeiros, os mais ilustres, nós também podemos participar do sonho de Deus, pois, somos descendentes de Davi e herdeiros das promessas do Senhor a Abraão. - Para você é difícil ajustar-se à mudanças de plano - Você acha que o sacrifício de José valeu a pena? - Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus? – Você se sente importante na execução dos projetos de Deus aqui na terra?

Nenhum comentário: