terça-feira, 15 de março de 2011

A CONTEMPLAÇÃO DA FACE DE CRISTO


através das palavras do Pai-Nosso


Contemplamos a Face de Cristo, através das palavras do Pai-Nosso. As palavras da Oração Dominical são como um auto-retrato, uma autobiografia de Jesus: um Santo Sudário espiritual, tecido pelo Verbo de Deus. As sete petições constituem o hagiopoema por excelência, que mostra a Face de Cristo sob sete ângulos: Cristo Profeta, Cristo Rei, Cristo Sacerdote, Cristo Mestre, Cristo Médico, Cristo Pastor, Cristo Redentor. A Face de Cristo impressa nas palavras do Pai-Nosso está tão nítida como a que ficou gravada no Santo Sudário há dois mil anos e a que o pintor armênio Aggemian pintou em 1935, a partir do Santo Sudário.
O Pai-Nosso é oração trinitária: dirigida ao Pai, ensinada pelo Filho, na força do Espírito Santo; oração tridimensional: contemplativa, mística e carismática; oração bíblica e evangélica (Mt 6,9-3; Lc 11,2-4 ): está no centro das Escrituras e é o resumo de todo o Evangelho, segundo o Catecismo da Igreja Católica; oração litúrgica: está nas Grandes Horas do Ofício Divino (Laudes e Vésperas) e nos Sacramentos de Iniciação (Batismo, Confirmação e Eucaristia); oração escatológica: “própria dos últimos tempos, dos tempos de salvação, que começaram com a efusão do Espírito Santo e terminarão com Volta do Senhor” (CIC 2771); oração intercessora ( primeira pessoa do plural), comunitária, devocional (21 vezes no Rosário); oração septiforme: uma invocação e sete petições; oração pedagógica: sete modalidades de oração: louvor, união, entrega, alimento, perdão, proteção e libertação, ordenadas segundo a pedagogia de Jesus.

Horácio Dídimo

(do livro A CONTEMPLAÇÃO DA FACE DE CRISTO
através das palavras do Pai-Nosso)




O Pai-Nosso e a Oração da Campanha da Fraternidade 2011 CNBB
Tema: Fraternidade e a Vida do Planeta
Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)

* PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS
1 SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.

2.VENHA A NÓS O VOSSO REINO
A beleza do universo revela a vossa grandeza,

3.SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,

4.O PÃO NOSSO DE CADA DIA
NOS DAI HOJE
E o eterno amor que tendes por todos nós.
5.PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS
A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.A beleza está sendo mudada em devastação,E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
6.E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO
Que nesta quaresma nos convertamosE vejamos que a criação geme em dores de parto,Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
7.MAS LIVRAI-NOS DO MAL
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.Amém.

AS HARMONIAS DO PAI-NOSSO
Horácio Dídimo

Nenhum comentário: