sábado, 26 de fevereiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

26/02/11 – Sábado VII semana comum

Reflexão Pessoal– Eclesiástico 17, 1-13 – “o desígnio do homem”

O homem, criado do nada, à imagem e semelhança de Deus que é o princípio e o fim de todas as coisas é, limitado, pequeno e incapaz por si mesmo, mas traz em si um desígnio, que dependendo do seu consentimento, far-lhe-á viver em plenitude o propósito do Criador quando lhe soprou o espírito de alma vivente. Só uma profunda reflexão nos faz entender tudo o que Deus colocou à nossa disposição. Apesar da nossa limitação, nós recebemos de Deus o poder sobre tudo o que existe sobre a terra. Ele nos capacitou com dons naturais e sobrenaturais, quando nos dotou de olhos, língua, ouvidos, boca, braços, pernas, inteligência, coração, mas infundiu em nós a ciência do espírito que é o que nos faz distinguir entre o bem e o mal. O mais importante, porém, é percebermos que além de tudo isso, Ele imprimiu nos nossos corações o Seu temor que é o Seu amor, para nos mostrar a grandeza das suas obras e, por isso, O glorificarmos. Se pararmos para refletir sobre isso, nós iremos chegar à conclusão de que nós fomos criados para glorificar o Senhor e bendize-Lo pelas maravilhas que Ele realiza a nosso favor, e, ao mesmo tempo, ter o compromisso com o nosso próximo, de canalizar para ele, tudo o que recebemos, tudo o que aprendemos, vimos e o que ouvimos, através do serviço desinteressado. Por meio do Espírito Santo nós recebemos a instrução de Deus para concretizarmos a justiça e preservarmos na aliança eterna firmada com o nosso Criador. Tudo isso, nós vamos perseguindo, na medida em que caminhamos no conhecimento da Sua Palavra, passo a passo, com determinação e persistência. Louvar a Deus e bendize-Lo pelas Suas obras servindo ao próximo, é, portanto, a finalidade para a qual fomos criados. – Você já encontrou o verdadeiro sentido para a sua vida? – Você se sente “imagem e semelhança” do seu Criador? – Quais são os deveres que você tem com o seu próximo? – Você tem glorificado o Senhor pelas Suas obras?

Salmo 102 – “ O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre”.

O salmista pacifica o nosso coração quando nos relembra que mesmo sendo os maiores pecadores, o Senhor tem compaixão de nós, porque sabe de que barro nós fomos feitos. Somos como o barro nas mãos do oleiro e se nos deixarmos moldar pelo Seu Amor seremos como crianças modeladas pela sua Justiça que perdura por todas as gerações.

Evangelho – Marcos 10, 13-16 – “ser como criança”

Neste Evangelho Jesus nos mostra como podemos nos deixar formar como um vaso nas mãos do oleiro ao nos revelar que o reino de Deus é dos que são como crianças. Jesus nos orienta que a criança deve ser nosso modelo, não na infantilidade, na criancice, mas na entrega, na espera, no abandono e na confiança. Ser como criança é ser, dependente, confiante, simples, transparente, inocente, espontâneo, dócil e entregue nas mãos daqueles que a conduzem. Quando nós temos a experiência de nos deixarmos à disposição da vontade do Pai a qual se expressa através da Sua Palavra, nós acolhemos todos os atributos que são próprios de uma criança. O reino de Deus é um estado de espírito, é um modo de viver em harmonia com o pensamento de Deus. Por essa razão, a nossa intelectualidade e o nosso querer ser muito esperto (a) e inteligente aos olhos do mundo, barram a nossa disposição de acolher a grande graça de pertencer ao reino dos céus. Portanto, o reino de Deus é dos que se fazem como crianças, por isso, se deixam tocar e ser conduzidos por Jesus e não duvidam, não desconfiam, mas dependem da Sua condução. Entrar no reino de Deus é deixar-se tocar e ser conduzido por Jesus como uma criancinha que não duvida, mas confia e depende totalmente Dele e não precisa mais fazer perguntas, porque já o experimenta. – Você já conseguiu experimentar esse “estado de espírito”? - Como você definiria o reino de Deus que acontece em você? – Você aceita tornar-se como criança para possuir o reino dos céus? – Você se acha muito maduro (a) para isso?

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: