sábado, 29 de janeiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/01/11 – Sábado III semana comum

Reflexão Pessoal – Hebreus 11, 1-2.8-19 – “testemunhas da fé”

O fundamento da fé é a esperança de possuirmos o que ainda estamos esperando e ver o que ainda não enxergamos! Os nossos antepassados da Bíblia nos deram um bom testemunho de fé. Enquanto aqui estavam eles esperaram, no entanto, morreram na fé e não viram a salvação, isto é, a realização da promessa de Deus. Mesmo assim, eles foram salvos porque Jesus Cristo veio para salvar os vivos e os mortos. Pela fé, nós, como Abraão, saímos da nossa terra e buscamos uma terra prometida. Sair da nossa terra é sair da nossa vida velha e dar o passo em busca de uma nova maneira de viver. Enquanto aqui estamos a nossa alma anseia por uma pátria melhor, pela cidade que Deus preparou para vivermos a felicidade plena, porém a nossa caminhada aqui na terra já nos dá a certeza da pertença a este mundo celeste. Agora, neste momento, nós já podemos viver as primícias do reino de Deus, dentro de nós! Que nós possamos nos guiar pelo exemplo de fé de Abraão que entregou o seu filho único para ser sacrificado, pois estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos. Não podemos desanimar diante das situações de morte, miséria e sofrimento que presenciamos hoje no mundo, mas manter a esperança como bandeira para dar testemunho de fé àqueles que ainda não têm consciência da verdade de Cristo. Somos, hoje, as testemunhas da fé, do século XXI! Na nossa vida também acontecem os milagres, todos os dias. Precisamos testemunhá-los no mundo. – Você confia que Deus pode lhe dar uma vida nova? – Você sabia que a sua vida está escondida em Cristo? – Você sabia que mesmo estando aqui na terra você já é cidadão (ã) do céu? – O que você acha da fé de Abraão? – O que lhe marcou nessa narrativa?

Salmo – Lucas 1 – “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!”

Este é o canto que Zacarias, pai de São João Batista, cheio do Espírito Santo entoou quando na sua velhice Deus lhe concedeu um filho! Ele se reporta ao juramento que Deus fez a Abraão e aos seus descendentes os quais esperaram a realização das promessas de Deus. A promessa do Pai se concretiza através de todas as gerações e no tempo devido. Por isso, nós também podemos já cantar glórias ao Senhor e proclamá-Lo bendito pelas graças que esperamos e que ainda tornar-se-á realidade na nossa vida.

Evangelho Marcos 4, 35-41 – “ por que temos medo?”

Assim como fez com Seus discípulos, Jesus também nos chama para a outra margem, isto é, para um lugar mais próximo Dele, longe do mundo e das suas concepções. Os discípulos tiveram medo mesmo sabendo que Jesus estava presente na barca. Nós também, quando entramos na Barca de Jesus, isto é, quando assumimos o serviço do reino, na Igreja, dentro da comunidade e na nossa família, nós começamos a temer, porque nos achamos entregues à nossa própria limitação e incapacidade. Dizemos também como aqueles: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” O medo é consequência da falta de Fé! Às vezes na nossa vida nas horas de tempestade e tribulação nós temos a sensação de que Jesus não está nem aí para nós. Quantas crises nós também, como Igreja, povo de Deus, como família e como comunidade experimentamos pela nossa falta de fé?
Os momentos de dificuldade, de sofrimento, de sufoco são ocasiões propícias para que possamos exercitar a nossa fé. Ainda que a barca de Jesus balance ao sabor dos ventos contrários, nós, que confiamos no poder do Espírito Santo, não poderemos nos atemorizar. Jesus Cristo tem poder para ordenar ao vento que estremece o mar o da nossa existência: “Silêncio! Cala-te!” Eis que tudo fica calmo quando nós confiamos em Jesus: os nossos medos se tornam fumaça e nós conseguimos atravessar as tempestades, certos de que Jesus não está dormindo, ele apenas espera a manifestação da nossa fé!” – Como você tem atravessado as tempestades da sua vida? – Você tem sido exercitado (a) na sua fé? - O que lhe dá medo? – Você já apelou para Jesus ou tenta vencer a tempestade sozinho (a)? Por que você tem medo? - Você tem consciência de que Jesus está presente na sua vida?

Nenhum comentário: