sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

10/12 – 6ª feira – II Semana do Advento

Reflexão Pessoal – Isaias 48,17-19 – “Ah se tivesses observado os meus mandamentos”

É esse o desabafo do Senhor para a humanidade através do profeta Isaías! O Senhor está sempre pronto a instruir os homens e conduzi-los no caminho do bem. Através da Sua Palavra Ele tem o propósito de nos ensinar coisas úteis, a fim de nos conduzir, nos alertar e nos advertir mostrando-nos as oportunidades que tivemos, as quais “deixamos passar” e não aproveitamos o momento da sua graça. Mas Ele é Pai misericordioso e nos dá sempre outra chance. O Seu objetivo é que tenhamos paz como um rio que corre livre, e que a nossa vida seja justa, isto é, feliz. Apesar dos nossos erros e do que nós deixamos de cumprir Ele nos dá esperança de vida nova. Quando nós não seguimos a sua orientação nós nos damos mal e “frustramos” os projetos de Deus para a nossa felicidade. Descendência numerosa como a areia do mar significa a abundância de graça que acontece na nossa vida e em consequência na vida da nossa família, em todos os tempos. Precisamos neste tempo, estar de ouvidos e olhos atentos para tudo quanto o Senhor quiser fazer em nós a fim de que tenhamos uma vida nova. “Ah se tivesses observado os meus mandamentos!” diz o Senhor: será que este lamento de Deus tem alguma coisa a ver com você? – Você tem conseguido perseguir na sua vida os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – O que está faltando? - Você percebe as oportunidades que Deus lhe deu neste ano que se finda? O que você aproveitou e o que você deixou passar em vão?

Salmo 1 – “Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida!”

Assim como a árvore plantada à beira do rio dá frutos e mantém suas folhas sempre verdes, será também com o homem ou a mulher que encontra prazer na lei de Deus e não segue a lei do mundo. Será feliz e prosperará, porque o Senhor mesmo é quem vigia o seu caminho e prepara a estrada da sua vida. O que Deus preparou para a felicidade do homem e da mulher nem se compara com o que o mundo tem a lhes oferecer. Como diz o salmista, aqueles que não esperam no Senhor, “ são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento.” Isso, nós testemunhamos, hoje, quando vimos pessoas cheias de soberba e riqueza falsa, cairem e serem destronadas da sua ilusão.

Evangelho – Mateus 11, 16-19 – “a sabedoria é reconhecida pelas suas obras”
Jesus compara a geração dos homens e mulheres descrentes com crianças que não sabem distinguir as coisas e se lamentam por causa dos acontecimentos da vida. Somos essas crianças que não sabemos o que queremos e lamentamos a vida. Não queremos passar por provações, por testes, por sofrimentos e nem tampouco aproveitamos o tempo do refrigério, o tempo da graça, o tempo de Deus. Somos eternos insatisfeitos porque confundimos o nosso querer humano com o que Deus quer para nós. A metodologia de Deus, Sua maneira de agir é diferente do que o mundo prega, por isso, a humanidade está sempre rejeitando os Seus ensinamentos. Somos como “meninos amuados” não querendo aderir ao projeto de Deus através de Jesus Cristo, que veio ao mundo nos ensinar que vale mais o ser do que o fazer. Assim sendo, não conseguimos perceber os sinais de Deus e a obra que Ele quer realizar nas nossas vidas. Não acreditamos, não confiamos e por qualquer razão nos distanciamos do Seu amor nos confundimos nas nossas indagações: por que isso, por que aquilo? Procuramos sempre um culpado para os nossos fracassos e justificamos a nossa falta de fé no amor e na misericórdia de Deus olhando mais para o que fazem ou deixam de fazer aqueles (as) que se dedicam a servir ao Senhor. Quem tem a sabedoria de Deus é reconhecido (a) pelas obras que realiza e não se engana. O Senhor quer nos ensinar a viver a Sua graça e a participar do Seu reino para não ficarmos de fora, somente reclamando e murmurando. – Você é uma pessoa murmuradora? – Como você julga o comportamento das pessoas consagradas ao serviço de Deus? – Você está sempre de olho nelas para recriminá-las na hora que erram? – Você procura reconhecer nelas o sinal de Deus para você? – A sua fé depende dos homens?- Você confia que a sabedoria de Deus está construindo em você uma obra nova de conversão?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Deixe um comentário

Nenhum comentário: