quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NÚNCIO APOSTÓLICO ORDENA O NOVO BISPO DE SOBRAL


Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico, desce neste fim de semana no Aeroporto Internacional Pinto Martins, vindo de Brasília, para ordenar dom Odelir José Magri, novo bispo da Diocese de Sobral, que fica a 233 quilômetros distante de Fortaleza. Na solenidade, ele será auxiliado por dom José Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza e dom Aldo, bispo emérito comboniano.
Antecipando-se à solenidade, falarão quatro pessoas, uma representando os leigos, o padre Raimundo Nonato, administrador diocesano, pelo Clero; o prefeito Leônidas Cristino, da Princesa do Norte, terminando com o governador Cid Gomes dando as boas vindas ao novo bispo, que caiu na simpatia dos fiéis católicos de Sobral.
A solenidade, que terá início às 18 horas, dia 12, no próximo domingo, contará com a presença de padres das 37 paróquias e das duas áreas pastorais, é o que espera o padre Raimundo Nonato Timbó. Dom Odelir ganhou a simpatia do povo católico de Sobral e das demais cidades que compõe a Diocese, porque esteve visitando o seu rebanho antes da posse. Trata-se de uma figura simples, simpática e carismática. Ele é um homem de Deus”, comentou e finalizou dizendo que “é mais um motivo para que todos compareçam e venham orar por dom Odelir”.
Durante a solenidade, segundo informação do padre Raimundo Nonato, será feito o lançamento de um selo comemorativo à data.
QUEM É

Dom Odelir José Magri, Natural de Campo Erê (SC), Diocese de Chapecó, nasceu aos 18 de abril de 1963, filho de Domingos Magri e Lucia Abatti. Entrou no Seminário comboniano de Campo Erê, e concluiu o segundo grau no seminário comboniano de Lages, SC, em 1983.Estudou Filosofia na Universidade Católica do Paraná concluindo a Licenciatura em 1987. Terminada a Filosofia fez o noviciado em Petrolândia, Contagem MG. Tendo professado os primeiros votos, foi para Paris, França, estudar Teologia no Institut Catholique de Paris, por quatro anos. Depois da sua ordenação, aos 17 de outubro de 1992, foi destinado à missão comboniana na República Democrática do Congo, África, por quatro anos.Voltando ao Brasil trabalhou como formador no Escolasticado de São Paulo e também como vigário paroquial. Em São Paulo fez também o curso para formadores na Escola de Formadores. Em 2002 foi nomeado padre mestre do Noviciado de Nova Contagem, Contagem, MG.Por duas vezes foi membro do Conselho Provincial da Província Brasil Sul, assumindo também, no segundo mandato, a responsabilidade de Vice-Provincial.Em setembro de 2003, ao participar do XVI Capítulo Geral da Congregação, em Roma, foi eleito conselheiro geral. Em 2009, no XVII Capítulo Geral foi reeleito conselheiro geral, assumindo a responsabilidade de Vigário Geral da Congregação.No dia 10 de outubro de 2010 foi comunicada, pelo Vaticano, a sua nomeação como bispo de Sobral, Ceará.Diocese de SobralVacante desde 16 de agosto de 2009, a diocese de Sobral foi criada em 10 de novembro de 1915, pelo papa Bento XV. Ela foi desmembrada da então diocese de Fortaleza.A diocese de Sobral está no norte do Ceará e tem uma superfície de 19.143 km² e cerca de 38,0 habitantes por quilômetro quadrado. É composta por 29 municípios. Seu último bispo diocesano foi dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que atualmente é arcebispo de Olinda e Recife (PE).

ORDENAÇÃO DIACONAL

O administrador diocesano revelou que este ano não haverá ordenação sacerdotal na Diocese de Sobral, mas estão programadas para o dia 19, sob a presidência de dom Odelir José Magri, seis ordenações diaconais.

Nenhum comentário: