sexta-feira, 26 de novembro de 2010

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

26/11 – 6ª. Feira – XXXIV semana comum

Reflexão Pessoal – Apocalipse – 20, 1-4.11-21,2 – “um novo céu e uma nova terra”

São João nos dá agora uma visão escatológica da terra e do céu que serão transformados depois da vinda de Jesus. Os mortos, isto é, os que já adormeceram serão julgados de acordo com sua conduta. O inimigo de Deus que fustiga a terra e que já foi vencido por Jesus ainda esperneia, mas sabe que pouco tempo lhe resta. Aqueles (as) que se mantêm firmes e fiéis a Jesus, que deram testemunho Dele e da Palavra de Deus não cairão nas armadilhas da besta e não serão marcados com o sinal da morte eterna. O trono branco é um prenúncio do julgamento no qual a misericórdia ultrapassará a justiça. Depois de tudo surgirão um novo céu e uma nova terra. O mundo material deve ser espiritualizado. Tudo o que era velho é passado e restará a cidade Santa, a nova Jerusalém que descerá do céu de junto de Deus para residir na nova terra. E então, todos os fiéis virão com ela, como uma esposa ornada para o seu marido. O marido é Jesus! – Como você imagina que será o novo céu e a nova terra que São João preanuncia? – Você acredita que o inimigo de Deus tenta arrastar-nos para ele? – Você tem esperança de habitar nesta nova terra?

Salmo 83 – “Eis a tenda de Deus no meio do povo!”

Leia esse salmo colocando-se como seu personagem principal. A nossa alma, realmente anseia pelos átrios do Senhor, porque foi aí que nós fomos criados (as). O desejo de felicidade, de paz, o anseio que existe dentro do coração de cada homem e de cada mulher só será satisfeito quando nos encontrarmos na casa de Deus. Lá, é o nosso paraíso. Lá, também, sem o sabermos, habita o nosso coração.

Evangelho – Luc 21,29-33 – “ o reino de Deus está perto

Jesus nos exorta a ficarmos atentos (as) aos fatos e acontecimentos que ocorrem no mundo e ao nosso redor, para que possamos esperar com perseverança a Sua segunda vinda, cheio de glória e de poder a fim de instaurar definitivamente o Seu reino no meio de nós. O mundo será renovado e o reino de Deus definitivamente será estabelecido quando Jesus voltar. O exemplo da figueira nos alerta também para que não fiquemos alienados (as) e sim, atentos aos sinais da chegada do reino de Deus, em nós. Ele é construído sutilmente dentro de nós, no nosso dia a dia, na nossa caminhada com Jesus apesar de quase não o percebermos. Podemos desde já, abranger os seus sinais da mesma forma que nós percebemos os sinais dos tempos e do clima. Há certos sinais que são visíveis para nós aqui na terra: ventania, nuvens carregadas de chuvas, calor forte, etc., etc. Assim também há os sinais de que o reino dos céus está próximo. Estes sinais se manifestam dentro do nosso interior e nós sentimos as suas manifestações na medida em que temos um coração grato, alegre, em paz, cultivamos amor aos irmãos, desejo de santidade, misericórdia, perdão. Quando você percebê-los em si mesmo, saiba que o reino de Deus está próximo, isto é, Jesus está em você, agindo e atuando. O céu e a terra visíveis, um dia passarão, mas as palavras de Deus nunca irão passar. – Como o reino de Deus pode acontecer dentro do coração do homem? – Quais são os sinais de que o reino de Deus está perto de você?- Você sabe diagnosticar o que se passa dentro do seu coração? - Quais os sentimentos que mais fazem vida em você?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Deixe um comentário

Nenhum comentário: