Congresso do Conselho Pontifício da Família
Roma (ZENIT.org) – O cardeal Ennio Antonelli abriu nesta quinta-feira pela manhã em Roma o congresso internacional promovido pelo Conselho Pontifício para a Família, que ele preside, sobre o tema da família no coração das ações pastorais específicas, evento que encerra neste sábado.
“A família cristã – disse o cardeal – tem sido sempre a primeira via de transmissão da fé e ainda hoje tem grandes possibilidades de evangelização”.
O Conselho Pontifício recebeu dos bispos de todo mundo 187 relatos de experiências pastorais e escolheu 66, apresentados aos 200 participantes no congresso.
Deseja-se “ativar um processo com continuidade no tempo” de compilação e colocação em circulação destas experiências, após o necessário discernimento para “inspirar e estimular novas experiências”, disse o cardeal.
Segundo o presidente do dicastério explicou, Bento XVI alentou esse trabalho já que as experiências “são mais convincentes que as ideias”, porque estas “não indicam só o que se há de fazer, mas também o que se pode fazer, com a ajuda de Deus”.
Famílias de diferentes horizontes e movimentos eclesiais estão dando seus testemunhos durante o congresso.
Mas o cardeal Antonelli não deseja que se trate só de dar exemplos de “bons cristãos”, mas também de indicar “o bom uso da liberdade humana”, quando “se acolhe a graça divina”. Não se trata só do “amor cristão”, mas do “próprio amor de Cristo, acolhido e manifestado a todos”.
Para o exercício desta “responsabilidade” das famílias, o cardeal Antonelli recomenda uma “pastoral da verdade” centrada na “importância e na beleza do anúncio cristão”, uma pastoral da “santidade”.
Há que formar as pessoas e comunidades, acrescenta o cardeal Antonelli, para que não se contentem com “uma vida medíocre, sinal de uma ética minimalista e de uma religiosidade superficial”.
Trata-se de uma “pastoral da misericórdia”, feita de abertura ao diálogo, da promoção do desenvolvimento integral da pessoa humana, dos direitos humanos, da família, da sociedade bem ordenada, até a elaboração de formas concretas de compromisso social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário