sexta-feira, 19 de novembro de 2010

GRUPO SE REÚNE PARA DISCUTIR A 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA


Um Grupo de Trabalho (GT) da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta por onze membros, se reuniu nesta sexta-feira, 19, na sede da CNBB com o objetivo de preparar um projeto para a realização da 5ª Semana Social Brasileira. O projeto será comunicado na próxima Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em maio de 2011. O GT representa alguns setores e Regionais da CNBB, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e organizações da sociedade civil.
A assessora da Comissão, irmã Delci Franzen, antecipa que a próxima Semana Social Brasileira vai se preocupar com dois aspectos. “Resgate de todas as práticas positivas que a Igreja tem promovido dentro da sociedade, para a melhoria do povo brasileiro, principalmente dos mais pobres, como geração de renda, autonomia de trabalho, iniciativas de economia solidária, cooperativismo, promoção das mulheres entre outros”. Ainda de acordo com a assessora, “a Semana vai resgatar todas as conquistas da CNBB em âmbito nacional em termos de políticas públicas, defesa de direitos, ética na política”, enumerou.
O segundo foco da Semana é a discussão da temática da democracia participativa: como praticar a democracia. “Já tem muita iniciativa boa para esse país funcionar, mas como podemos fazer para que tudo seja desenvolvido de forma democrática?”, questiona irmã Delci que acredita ser esta uma das perguntas-chave da 5ª Semana.
O evento vai acontecer após a Assembleia Geral da CNBB.

CNBB

Nenhum comentário: