No mês passado, o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, teve sua renúncia ao ofício de Prefeito da Congregação para o Clero aceita pelo papa Bento XVI. Na ocasião, o papa Bento XVI escreveu-lhe uma carta agradecendo seu trabalho no dicastério da Cúria Romana.
“Recordando os muitos anos de teu ministério sacerdotal e episcopal, agradeço contigo ao Senhor pelo bem realizado no longo e fiel serviço à Igreja”, diz a carta, divulgada neste mês pelo cardeal.
“A consciência de haver dedicado incansavelmente, com alegria e competência, toda tua energia pela causa do Reino de Deus, e também a colaboração, Senhor Cardeal, que continuarás a oferecer como membro do Colégio Cardinalício, plenifiquem teu ânimo de alegria e de paz, como plenificam o meu de complacência por poder ainda valer-me de tua qualificada experiência em um campo que me está muito a peito”, acrescenta Bento XVI.
Dom Cláudio, 76, teve sua renúncia aceita no dia 7 de outubro.
Leia, abaixo, a íntegra da carta de Bento XVI ao cardeal.
CARTA AUTOGRAFADA
(traduzida do italiano)
Ao Venerável e Caro Irmão
O Senhor Cardeal Cláudio Hummes, O.F.M.
No momento em que Vossa Eminência deixa o ofício de Prefeito da Congregação para o Clero desejo exprimir-te a mais viva gratidão pelo amor e a solicitude com que cumpriste esse delicado e exigente cargo.
Recordando os muitos anos de teu ministério sacerdotal e episcopal, agradeço contigo ao Senhor pelo bem realizado no longo e fiel serviço à Igreja. Depois de haver trabalhado em diversos âmbitos da vida diocesana, o Papa Paulo VI, de venerável memória, nomeou-te Bispo Coadjutor de Santo André, em São Paulo, onde exerceste o ministério episcopal por mais de vinte anos, dedicando-te com paixão às necessidades espirituais e materiais do Povo de Deus. Sucessivamente, meu amado Predecessor te quis primeiro Arcebispo de Fortaleza e depois de São Paulo, onde deste um impulso à pastoral vocacional e à formação dos sacerdotes. Ainda que por um período relativamente breve, eu quis que trouxesses a riqueza de tua experiência também para a Cúria Romana.
A consciência de haver dedicado incansavelmente, com alegria e competência, toda tua energia pela causa do Reino de Deus, e também a colaboração, Senhor Cardeal, que continuarás a oferecer como membro do Colégio Cardinalício, plenifiquem teu ânimo de alegria e de paz, como plenificam o meu de complacência por poder ainda valer-me de tua qualificada experiência em um campo que me está muito a peito.
Portanto, me é caro, nesta circunstância, fazer-te chegar, Senhor Cardeal, o augúrio de todo bem e prosperidade no Senhor, invocando sobre teu ministério, que prognostico ainda longo e fecundo, toda Graça desejada.
Ao confiar tua Pessoa à especial proteção e intercessão da Bem-aventuradda Virgem Maria, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de São Francisco de Assis, de coração te concedo, em auspício de abundantes recompensas divinas e em penhor de minha fraterna proximidade, a Bênção Apostólica, que de boa vontade estendo às pessoas que te são próximas e caras.
Vaticano, 7 de outubro de 2010.
Papa Bento XVI
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário