sábado, 2 de outubro de 2010

UM DIA DE ROSAS PARA SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE


A bênção das rosas enfeitou a manhã do dia de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face no Carmelo de Santa Teresinha. Centenas de fiéis encheram o templo da clausura e receberam as bênçãos do arcebispo de Fortaleza


Detrás das portas gradeadas do Carmelo de Santa Teresinha, existe um mundo de abnegação e candura que se deixa abraçar pelo povo umas poucas ocasiões no ano. O dia consagrado à Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face é um deles. Ontem as flores do mundo fizeram visita às flores da casa carmelita, e a pequena capela apinhada de fiéis relembrou a santidade criança da freira franzina, nascida na cidade francesa de Lisieux. Santa Teresinha prometeu ao mundo uma chuva de rosas abençoadas depois de sua morte. Por ela, dia 1º de outubro é dia de primavera.

A missa celebrada na manhã de ontem pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi mal se cabia no templo. Escapando pelos batentes do pátio, as vozes miúdas das enclausuradas alcançavam quem não chegou a tempo de encontrar assento. Os dias de casa cheia aproximam o povo das carmelitas.
Nas celebrações diárias acontecidas na capela do carmelo, o contato com a clausura é mediado pelas grades e pela distância respeitosa que o carisma carmelita pede. Em dia de Santa Teresinha, menos. Os apadrinhados do povo se aproximam mais das madrinhas carmelitas, apresentam-lhes amigos, abraçam e ficam mais próximos de quem é toda ouvidos e bênçãos em momentos de precisão.
“Hoje é dia especial no carmelo. Vem muita gente, e as pessoas se aproximam mais das grades”, descreve a carmelita Teresinha do Menino Jesus. Sentada ao teclado, a irmã embalou a missa com uma voz de seda, a mesma com que explica o fascínio que muitos têm pela santa do dia. “O que cativa as pessoas é a santidade ao alcance de todo mundo”, destaca. “É um exemplo de vida cristã”, completa dom José Antônio Aparecido Tosi. O arcebispo de Fortaleza lembrou ainda que Teresa de Lisieux mostrou o caminho da santidade através dos pequenos atos cotidianos de amor.
Pequena ViaA canonização de Teresa foi também o reconhecimento da chamada “pequena via” pela Igreja Católica. A santa das pequenas almas traz simplicidade e humildade como sobrenomes, não possui dons sobrenaturais e, pouco antes de morrer, aos 24 anos, disse não estar arrependida das abnegações que lhe pautaram a vida. “Para caminhar na pequena via, é preciso ser humilde, pobre de espírito e simples”, ensinou a santa.

Ao final da celebração de ontem, a professora Teresinha Brito Melo segurava a rosa que lhe deram bem quieta à porta da capela. É o terceiro dia de Santa Teresinha que a professora Teresinha pontua com a missa do carmelo, e já foram muitas as graças alcançadas e as rosas presenteadas. “Você sabe, quem ganha uma rosa consegue uma graça”, segredou, “é o mistério da rosa”.

E-MAIS


O Carmelo de Santa Teresinha fica na avenida Alberto Craveiro, 1.680 - Dias Macedo. De segunda e sexta, as missas são realizadas a partir das 6h30min. Aos sábados e domingos, a partir das 7 horas.>Natal, Páscoa, dia de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) e dia de Teresa de Ávila (15 de outubro) são outras datas de maior proximidade entre as carmelitas de Santa Teresinha e a população.

Janaína Brásjanainabras@opovo.com.br

Nenhum comentário: