domingo, 15 de agosto de 2010

DOM ORANI RECEBE VISITA DE PATRIARCA MELQUITA



O patriarca Gregórios III Laham, da Igreja Greco-Melquita Católico, foi recebido pelo arcebispo dom Orani João Tempesta, na sede da arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro da Glória.
Na visita fraternal, com trocas de presentes, as duas autoridades eclesiásticas conversaram sobre as realidades e os desafios da evangelização frente a uma sociedade em constante transformação cultural.
O patriarca veio acompanhado do arcebispo Melquita no Brasil, dom Farès Maakaroun, e de vários membros da Comunidade Melquita. Da cidade do Rio de Janeiro, a presença do padre George Khoury, da paróquia São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e do presidente do Conselho Greco-Melquita Católico, Ivan Mathias.
“Nossa vida só tem sentido, acompanhada de mensageiros de Deus, que entregam suas vidas pela unidade e união do mundo. Como por exemplo, o nosso patriarca Gregórios III, capaz de despertar nas comunidades a fé no Verbo revelador de Deus, rico em misericórdia”, afirmou dom Farès.
Ao manifestar alegria pelo encontro, dom Orani deu boas vindas e formulou votos por uma visita apostólica fecunda, de “confirmação da fé” a todos os católicos melquitas da cidade. Também destacou a beleza e a sintonia da Igreja do Oriente e do Ocidente, que respira com dois pulmões a mesma fé católica.
“O encontro reafirma nossa unidade católica. Na diversidade dos ritos, a presença da Igreja de Cristo em todo o mundo, com a missão permanente de implantar o Reino de Deus”, afirmou o arcebispo do Rio.
Com o título de Patriarca Greco-Melquita Católico de Antioquia e de todo o Oriente, de Alexandria e de Jerusalém, o prelado encontra-se, pela primeira vez, em visita apostólica no Brasil. Na agenda, visitas em Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG) e, no estado de São Paulo, na Capital e nas cidades de Taubaté e Votorantim. Em âmbito de América Latina visitará a Venezuela.“A Igreja do Oriente veio trazer um abraço aos fiéis do Ocidente. Estou feliz por estar aqui nessa cidade maravilhosa, abençoada pelo Cristo Redentor, que do alto do Corcovado nos acolhe a todos”, afirmou Gregórios III.
No final do encontro, o patriarca foi cumprimentado pelos bispos auxiliares do Rio de Janeiro: dom Assis Lopes, dom Edson de Castro Homem, dom Antônio Augusto Dias Duarte e o emérito, dom Karl Josef Romer.
No Rio de Janeiro, o patriarca presidiu duas celebrações, sendo uma na paróquia São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro; e na sexta-feira, às 8h30, no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado. Ainda na agenda um jantar no Clube Monte Líbano, na Lagoa, e visita ao Consulado do Líbano.
A sede mundial do Patriarcado Greco-Melquita Católico, instalado em 1727, encontra-se no Líbano. Os fiéis residentes no Rio de Janeiro são assistidos pela paróquia São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a primeira igreja católica oriental do país, instalada em 1946. Patriarca Greco-Melquita Católico Eleito patriarca em 29 de novembro de 2000, com o lema "Vigiai no amor", Loutfi Laham assumiu o nome de Gregórios III ("vigilante", em grego). Nasceu em Daraya, perto de Damasco, na Síria, em 1933.
Iniciou sua vida eclesiástica no Líbano, aos 11 anos, tornando-se religioso na Ordem Basiliana Salvatoriana. Depois da ordenação presbiteral, em 1959, fez doutorado em Teologia Oriental pelo Pontifício Instituto Oriental, de Roma.
Ao ser sagrado arcebispo, em 1981, continuou seu trabalho como vigário patriarcal de Jerusalém, função que exercia desde 1974. Autor de vários livros, empreendeu vários projetos na área social e cultural.
Conhecido em todo o Oriente Médio e na Europa por promover o diálogo entre as Igrejas irmãs, trabalha pela reunificação do Patriarcado de Antioquia.

Nenhum comentário: