terça-feira, 27 de julho de 2010

RECONHECIMENTO DO PAPA NO DIA DOS AVÓS

Envia uma mensagem aos que comemoram esta festa para incentivar sua fé

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) - Bento XVI enviou uma mensagem de reconhecimento aos avós em seu dia, a memória de Santa Ana e São Joaquim, segundo a tradição avós do Menino Jesus, celebrada pela Igreja hoje.
Uma mensagem do Papa foi lida após a celebração da Santa Missa no dia dia avós, presidida em Jaén pelo bispo dessa diocese, dom Ramón del Hoyo López.
A mensagem e bênção do Papa foram enviados pelo arcebispo Renzo Fratini, núncio apostólico de Bento XVI na Espanha, por ocasião da celebração dos avós realizada pela 12a vez consecutiva pela Asociación Edad Dorada-Mensajeros de la Paz.
Na mensagem, dirigida ao presidente de Mensajeros de la Paz, Pe. Ángel García, "o Santo Padre, valorizando a riqueza religiosa, espiritual, humana e social dos avós, une-se alegremente a este gesto de carinho e gratidão a eles e os anima a perseverar na fé, dando sentido, com a luz de Cristo Senhor, a todos os momentos da vsua vida".
A mensagem conclui pedindo ao Senhor que assista os avós "com sua providência e misericórdia", e implora para eles "a proteção dos santos avós Joaquim e Ana, e de sua filha, a gloriosa Virgem Maria, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo".
No Vaticano, também se comemorou esta memória litúrgica em sua única paróquia, que está dedicada precisamente a Santa Ana, com uma Celebração Eucarística presidida pelo cardeal Angelo Comastri, vigário geral de Sua Santidade para a Cidade do Vaticano, quem, começou a Missa lendo uma oração dedicada à Santa, que ele mesmo compôs.
Às 18h30, estava prevista uma celebração nessa igreja, presidida pelo cardeal Antonio Cañizares Llovera, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com a oração à Santa Ana pelo avós, para que possam oferecer a todos o testemunho de uma vida exemplar em sua insubstituível tarefa moral e espiritual junto às crianças e adolescentes.
A Asociación Edad Dorada Mensajeros de la Paz considera que, "assim como existe o Dia dos Pais ou o Dia das Mães, seria necessário estabelecer o Dia dos Avós".
Segundo explica a organização, trata-se de "um dia para o agradecimento pelo seu apoio constante, silencioso e, às vezes, pouco valorizado"; "um dia para o reconhecimento de seu importante papel na sociedade"; "um dia para chamar a atenção sobre as necessidades sociais, assistenciais e afetivas dos avós"; "um dia para comemorar com carinho e admiração em todos os âmbitos, tanto no familiar como no público".
Os nomes dos avós de Jesus chegam por meio de antiquíssimas tradições. Em Jerusalém, na basílica de "Maria, onde ela nasceu", São João Damasceno (séc. VIII), doutor da Igreja, já comemorava os avós de Jesus. Esta basílica se converteria depois na Igreja de Santa Ana dos Cruzados.
Já desde o século VI, honrava-se Santa Ana em Constantinopla, em uma basílica que foi dedicada à sua honra no dia 25 de julho. O culto de São Joaquim passou a unir-se ao de sua esposa muito mais tarde. Em 1584, a festa de Santa foi fixada para toda a Igreja no dia 26 de julho.
Entre outras fontes, os nomes dos avós de Jesus procedem de evangelhos apócrifos, em particular, o "Livro sobre a Natividade de Maria" e o "Protoevangelho de São Tiago".

Nenhum comentário: