quinta-feira, 10 de junho de 2010

VISITA AD LIMINA, OPORTUNIDADE DE CONVIVÊNCIA E CONHECIMENTO

Papa recebe nestes dias bispos de Minas Gerais e Espírito Santo

Roma, quinta-feira, 10 de junho de 2010 (ZENIT.org) - O bispo de Amenara (Minas Gerais, Brasil), Dom Hugo Maria Van Steekelenburg, considera que visita ad limina apostolorum, que o episcopado de cada país realiza ao Papa e à Cúria Romana a cada cinco anos, é uma oportunidade de convivência e conhecimento.
Em entrevista a Rádio Vaticano, hoje, o bispo, que integra Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), destacou o espírito fraterno da visita a Roma.
O prelado, que participa pela segunda vez de uma visita ad limina, reconhece que o evento o “surpreende muito”. “Não só pela confraternização com o Papa e toda Cúria Romana, mas também pela confraternização entre nós, pois a gente vai se conhecimento mais. É uma oportunidade para a convivência e o conhecimento”, disse.
Dom Hugo Maria considera que o melhor conhecimento um do outro no episcopado acaba sendo instrumento para “amar mais a Igreja”. “A gente sai mais motivado de novo para as dioceses, para trabalhar pelo Reino do Senhor”.
O bispo de Amenara afirmou que os bispos brasileiros estão levando à Igreja em Roma a esperança e o alento de uma Igreja “mais do povo, a partir da base”, e a experiência das comunidades.

Nenhum comentário: