A Conferência Episcopal Irlandesa reagiu positivamente ao anúncio difuso ontem de que uma comissão do Vaticano chegará ao país nos próximos meses para acompanhar a missão da Igreja local de reorganização e purificação.
A Conferência Episcopal comentou que está ansiosa para o início dos trabalhos."A visita apostólica será uma oportunidade para um desenvolvimento do trabalho empreendido na Igreja irlandesa para enfrentar as necessidades das vítimas de abusos, construir procedimentos fortes para proteger as crianças e trabalhar por uma renovação da fé", ressaltou a entidade em uma nota.
O Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, está particularmente satisfeito pelo fato que a visita começará por avaliar a resposta dada às vitimas de abusos e a qualidade da assistência oferecida pela Igreja.
Dom Martin também acolhe favoravelmente a nomeação do Cardeal-Arcebispo de Boston, Sean O 'Malley, como Visitador Apostólico à Arquidiocese, "neste momento em que a Igreja está procurando a verdade e atravessando uma fase de conversão, purificação e renovação".
O comunicado considera a decisão do Papa a "expressão da pessoal proximidade de Bento XVI aos católicos irlandeses", e se encerra com a garantia "de que todas as estruturas da Arquidiocese oferecerão plena colaboração com o inquérito penal em andamento". Leia mais.: Íntegra da carta do Papa aos católicos da Irlanda
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário