O padre Gilson Soares, que compareceu na madrugada desta segunda-feira ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, para embarcar os representantes das Dioceses do Ceará e da Arquidiocese de Fortaleza, que foram participar do “Mutirão de Comunicação”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, informou que estará viajando na próxima quarta-feira para Indaiatuba, para tomar parte do 13º Encontro Nacional de Presbíteros. Este ano o encontro estará comemorando os seus 25 anos e terá como tema o “Ano Sacerdotal”, convocado pelo papa Bento XVI, no ano passado.
As Dioceses do Ceará e a Arquidiocese de Fortaleza, que fazem parte do Regional I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil serão representados por três dezenas de comunicadores, tendo à frente Marta Andrade. Do grupo, faz parte também o padre Orseni Nuvens, pároco da Piedade.
De acordo com a informação da CNBB ao todo, estão inscritos para o encontro 528 presbíteros de todo o Brasil, divididos por regionais, nove são do Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) e 18 do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Dos regionais do Nordeste, o número é mais elevado. São 21 padres do Nordeste 1 (Ceará); 36 do Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); 37 do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); sete do Regional Nordeste 4 (Piauí) e nove do Regional Nordeste 5 (Maranhão).
No Leste, os regionais Leste 1 (Rio de Janeiro) e 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) serão representados por 30 e 68 padres, respectivamente. Os regionais do Sul terão a maior participação no encontro. Serão 98 do Regional Sul 1 (São Paulo); 32 do Sul 2 (Paraná) ; 40 do Sul 3 (Rio Grande do Sul); e 23 do Sul 4 (Santa Catarina).
O Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Tocantins, Goiás e parte do Mato Grosso) contará com a participação de 28 padres. Os regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso) contarão com 8 e 16 padres, respectivamente. E, por último, o Regional Noroeste terá a participação de nove presbíteros. O encontro contará ainda com 39 convidados, de organismos e assessores da CNBB.
SURGIMENTO
O Encontro Nacional dos Presbíteros aconteceu pela primeira vez em 1985. O evento foi criado a partir de um anseio dos presbíteros em terem um espaço de reflexão, oração e troca de experiências. Os quatro primeiros Encontros Nacionais de Presbíteros [de 1985 a 1992] giraram em torno do tema da pessoa do presbítero, olhando para o aspecto da sua vida e do seu ministério. Do quinto ao décimo [de 1994 a 2004] a temática girou em torno da missão do presbítero em relação ao mundo, com temas como: O presbítero e a globalização; O presbítero e a ação missionária; Presbítero: pessoa e missão, entre outros. Nos último dois eventos retomou-se, novamente, a atenção para a vida e o ministério dos presbíteros.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário