Amanhã, dia 27, serão iniciadas as comemorações dos 350 anos de morte e glorificação de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac. Este acontecimento não pode passar despercebido, principalmente para nós que fazemos parte de uma paróquia assumida pelos padres da Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo. Em nosso calendário esta data tem destaque especial e, conforme a sugestão do nosso Superior Geral, Pe. Gregório,CM, deverá ser celebrada com intenso júbilo, comenta o pároco Evaldo Carvalho.
São Vicente de Paulo nasceu no dia 25 de abril de 1581 em Pouy, um vilarejo no sudoeste da França. Em 1600, foi ordenado sacerdote. Depois de uma profunda crise espiritual, tomou a decisão de consagrar a sua vida a serviço dos pobres, por amor de Jesus Cristo, e fundou para isso as Damas da Caridade (hoje Associação Internacional da Caridade); a Congregação da Missão (CM), para a evangelização e a formação do clero; as Filhas da Caridade, empenhadas nos hospitais e nas escolas, com a colaboração da Irmã Luisa de Marillac. Ele morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 1737.
Santa Luisa de Marillac, nascida em Paris em 1591, por 35 anos foi uma valiosa colaboradora de Sâo Vicente de Paulo. Casou-se com Antonio Legras. O casal teve um filho, de saúde delicada, que por muitos anos foi a preocupação de sua mãe.. Em 1625, Luisa ficou viúva e começou a se dedicar ao serviço dos pobres na Companhia das Filhas da Caridade sob a direção de São Vicente. Morreu em Paris alguns meses antes dele, no dia 15 de março de 1660. Foi canonizada em 1934. Em vida, São Vicente e Santa Luisa vivenciaram a intuição do Espírito Santo e se deixaram conduzir pela sua força, uma força que se traduziu em zelo e caridade e que se manifestou numa dinâmica missionária; a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, as Senhoras da Caridade são prova viva desta criatividade nascida do Espírito.
Este jubileu será celebrado em todos os países do mundo onde os filhos e as filhas espirituais de São Vicente estão presentes para continuar a evangelizar os pobres por meio do seu serviço. Na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Quintino Cunha, "demos início ao jubileu de morte e glorificação de S. Vicente e de Santa Luisa com um tríduo que está acontecendo em todas as comunidades desde o dia 24 e termina hoje", disse o padre Evaldo Carvalho, que disse mais "esta será uma oportunidade especial para que nossos paroquianos possam conhecer melhor São Vicente e Santa Luisa como testemunhas e modelos do amor e do serviço aos pobres, bem como para aprofundar e estudar a espiritualidade de nosso carisma vicentino.Que São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, na celebração deste jubileu, nos ajudem revigorar o nosso compromisso com Deus e com os pobres", finalizou o padre Evaldo.
São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac roguem por nós!
A PALAVRA DE DEUS
No último domingo do mês de setembro, a Paróquia São Pedro e São Paulo celebra o dia da Bíblia, a data foi escolhida por ser mais próxima da comemoração de São Jerônimo, considerado um dos doutores da Igreja e possuidor de grande cultura literária e bíblica. Dedicou-se ao estudo da Bíblia a vida toda. Foi o responsável pela tradução das Sagradas Escrituras para o latim, conhecida pelo nome de “Vulgata”, que significa “comum, usual”.Neste domingo, 27, a Paróquia São Pedro e São Paulo vai celebrar o dia com uma grande caminhada da Palavra de Deus pelas ruas da paróquia. A Caminhada com a Palavra de Deus pretende ser um sinal público do seu valor e da sua importância para todos nós cristãos católicos. Quando muitos católicos se reúnem e decidem sair pelas ruas, declarando seu amor e veneração pela Palavra, estão também evangelizando. Eventos como este podem ser ocasião para despertar pelo menos uma reflexão naqueles que se encontram distantes da Palavra de Deus.Nesta caminhada vamos pedir a Deus que aumente em nós o amor pelas sagradas escrituras, que ela seja luz que dá sentido e rumo as nossas vidas e que possamos encontrar sempre em suas páginas sagradas a resposta aos nossos problemas, o amor que une a família, a paz de que o mundo precisa.Que São Pedro e São Paulo, padroeiros de nossa Paróquia, e São Vicente de Paulo, grande santo celebrado neste domingo, nos ensinem a acolher a Palavra de Deus e testemunhá-la por palavras e por obras.Pe. Evaldo Carvalho, CM(Pároco de São Pedro e São Paulo). Mais informações pelo telefone (85) 3479 2871, na secretaria.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário