As Pastorais Sociais e demais organismos do Regional Norte 2 da CNBB [Pará e Amapá] estão programando a realização do Grito dos Excluídos, em Belém. O evento, que será realizado no próximo dia 7 se setembro, entra em sua 15ª edição e terá como tema “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”.
Nesta segunda-feira, 17, acontece mais uma reunião preparatória do Grito dos Excluídos 2009. Será no prédio da TV Nazaré, na capital paraense.
De acordo com Ruth Matos, da secretaria Estadual do Grito 2009, em comemoração aos 15 anos do evento a proposta é que haja “a realização de um grito que saia do meio do povo que todos os dias ‘grita’ por justiça e paz. Este ano deverá ser o ‘Grito da Periferia’, espaço de acentuada exclusão social, mas de muita vida, sobrevivida com esperança e solidariedade”.
A idéia, segundo Ruth, é que no próximo dia 7 de setembro o Grito dos Excluídos saia pelas ruas do bairro da Terra Firme, periferia de Belém, “simbolizando os desafios enfrentados por moradores de diversas realidades na Grande Belém, pela falta de saneamento básico, segurança, transporte, educação, saúde, entre outras políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população”.
Essas e outras propostas serão definidas durante a reunião de hoje.
O Grito dos Excluídos acontece anualmente em várias cidades brasileiras com o objetivo de levar às ruas uma grande manifestação popular para denunciar todas as situações de exclusão social e assinalar as possíveis saídas e alternativas.
Mais informações: (91) 3226-4026 ou 3226-4026 (Falar com Ruth ou Suzanna).
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário