quarta-feira, 26 de agosto de 2009

IGREJA CATÓLICA E GOVERNO DA BOLÍVIA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL

Nesta segunda-feira, 24, o governo da Bolívia assinou um importante acordo de cooperação com a Igreja Católica, no município de Santa Cruz. O pacto representa a continuação dos acordos entre essas duas instâncias, no âmbito de grandes obras em educação, saúde e serviço social que a Igreja exerce naquele país.
O ato contou com a presença de vários bispos-membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal da Bolívia (CEB), autoridades nacionais, jornalistas e convidados especiais. O acordo foi assinado pelo chanceler David Choquehuanca que representou o governo, e o cardeal Julio Terrazas pela Igreja Católica.
Durante discurso, o cardeal Julio elogiou a assinatura do acordo e a possibilidade de comunicar esta boa notícia à população boliviana. “O acordo permite inúmeras obras sociais da Igreja, para continuar seu trabalho em nome dos necessitados”, disse o cardeal, que agradeceu as autoridades, na pessoa do chanceler pelo longo esforço, “minucioso e preocupado com a assinatura deste acordo”.
Ele disse ainda que a mensagem da Igreja não é teórica, mas se manifesta em sua extensa obra de caridade.
O Acordo
Os fundamentos do acordo são, em primeiro lugar, os princípios de inclusão e de desenvolvimento sustentável definido na nova Constituição do Estado e, em segundo lugar, no vasto conteúdo da Doutrina Social da Igreja. O bem-estar, desenvolvimento, segurança, proteção e dignidade das pessoas, especialmente os mais excluídos e os setores mais vulneráveis, destacando a necessidade e conveniência do presente Acordo.
Este acordo implica um reconhecimento pelo Estado do trabalho social da Igreja Católica, tanto pela qualidade dos seus serviços e do número e o alcance destas, a importância da dimensão religiosa na formação do indivíduo e o Direito Administrativo que tem nos seus trabalhos.
A Igreja Católica da Bolívia está empenhada em manter e melhorar a sua atenção para os setores mais pobres, para apoiar as políticas sociais e regularmente fazer relatórios sobre a cobertura de cuidados prestados.

CNBB

Nenhum comentário: