quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CNBB PRESTA HOMENAGEM A DOM FALCÃO




O arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão recebeu ontem, 18, uma homenagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelos 60 anos de sua ordenação presbiteral. A homenagem constou de uma missa, na capela da CNBB, presidida pelo cardeal. Concelebraram com ele o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri; o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz; os bispos da Presidência da CNBB, os bispos membros do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), que está reunido em Brasília nesta semana; dom João Evangelista Martins Terra (auxiliar emérito de Brasília); os padres assessores da CNBB e outros padres convidados.
Ao final da celebração, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio, presenteou o cardeal com uma réplica da “Capelinha missionária”, símbolo do projeto “O Brasil na Missão Continental”. “A CNBB é muito grata à Vossa Eminência, dom Falcão. Louvamos e agradecemos a Deus pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal”, disse dom Geraldo.
Em sua homilia, o cardeal fez uma memória de sua vida ministerial, recordando os vários lugares por onde passou como presbítero e como bispo. Emocionado, agradeceu a homenagem da CNBB.

Biografia
Cearense de Ererê, dom Falcão nasceu no dia 23 de outubro de 1925. Recebeu a ordenação presbiteral em junho de 1949 e a episcopal em junho de 1967, ambas em Limoeiro do Norte (CE). Foi bispo coadjutor e bispo de Limoeiro do Norte-CE (1967-1971); arcebispo de Teresina-PI (1972-1983); membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde; da CEP - CNBB; do Conselho de Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizativos e Econômicos da Santa Sé. Foi, ainda, Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé; responsável pela Seção de Ecumenismo do CELAM; presidente do Movimento de Educação de Base; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América em função do ofício (1997). Participou das Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano: Medellin (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992). Participou por nomeação Pontifícia: Sínodos Gerais dos Bispos; Reconciliação e Penitência (1983); Formação Sacerdotal (1990); Última reunião Plenária da revisão do Código de Direito Canônico (20/10/1981); Foi também segundo vice-presidente do CELAM e arcebispo de Brasília-DF (1984-2004).
CNBB

Nenhum comentário: