segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CENTRO DOM BOSCO NO CONGO, PREMIADO

O comitê espanhol do Fundo das Nações Unidas (ONU) para a Infância (UNICEF) concedeu ao Centro Dom Bosco de Goma-Ngangi, na República Democrática do Congo, o Prêmio Internacional “As crianças em primeiro lugar”.
O prêmio reconhece o trabalho que os Salesianos, sustentados pelos membros do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), desenvolvem a favor das crianças e dos jovens mais necessitados da região do norte Kivu, informa a agência ANS.
As motivações do prêmio, reportadas no site do Comitê Espanhol do Unicef, dizem: “Em meio à guerra, às violações e à miséria, este centro acolheu, educou, curou e alimentou 26 mil crianças. Dirigido pelo padre Mario Pérez, o centro tem 20 professores, 100 ajudantes, 5 salesianos e 8 voluntários, para atender 500 crianças que dormem no centro e cerca de 3 mil que vão diariamente à escola e para comer”.
O padre Mario Pérez, diretor do Centro Dom Bosco de Goma-Ngangi, agradeceu “por ter pensado nas crianças esquecidas desta parte da África”.
O prêmio, segundo o padre, “é um modo de fazer sentir o grito de tantos jovens que sofrem e de fazer todo o possível para que o grito de sofrimento se transforme em um grito de alegria, de esperança e de vida”.
É um “reconhecimento a tantas pessoas empenhadas a favor da infância hoje, pelo futuro da humanidade”. Um prêmio que contribui para renovar o entusiasmo, “para continuar lutando para que todas as crianças sejam reconhecidas e vivam os direitos humanos”.
O Comitê Espanhol do Unicef reconhece a cada ano o trabalho social e humano de algumas organizações e instituições que colaboram de forma significativa na defesa dos direitos da infância, concedendo diversos prêmios às realidades nacionais e internacionais.
A cerimônia de entrega do prêmio será feita em Madri, Espanha, no dia 13 de novembro.

CNBB

Nenhum comentário: