O Papa Bento XVI irá se encontrar com um grupo de seus ex-alunos, chamado "Ratzinger Schülerkreis". O encontro, que tem como tema central a missão na perspectiva ecumênica, acontecerá entre os dias 28 e 30 deste mês, no Centro Mariapoli, em Castel Gandolfo, residência pontifícia, próxima a Roma, onde o Santo Padre permanece durante o verão europeu. O encontro entre Bento XVI e seus ex-alunos iniciou nos anos 70, quando era docente em Regensburg, e se tornou tradição. Quando o Papa Paulo VI, em 1977, nomeou o teólogo Joseph Ratzinger como arcebispo de Munique e Freising, seus alunos pensaram que o encontro não mais se realizaria, mas, ao invés, continuou.
O mesmo aconteceu, em 2005, após a eleição do Cardeal Ratzinger à Cátedra de Pedro, quando se pensava que esses encontros não seriam mais possíveis, mas Bento XVI convidou novamente seus ex-alunos a dar prosseguimento aos mesmos.
O Papa presidirá a Missa de encerramento do encontro com seus ex-alunos, no dia 31.Nos anos anteriores, os assuntos tratados foram o Islã, o evolucionismo, a fé e a Bíblia. No ano passado, dois temas, em particular, estiveram no centro do encontro: a relação entre os Evangelhos e o Jesus histórico, à luz do livro de Bento XVI "Jesus de Nazaré".
Da Redação da Canção Nova Notícias, com rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário