Motivar a leitura orante da Palavra de Deus; criar os conselhos missionários; organizar as paróquias em setores; estruturar e organizar a pastoral do dízimo. Estes são os compromissos assumidos pelo Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) em sua 28ª assembleia, encerrada, ontem, domingo, 23.
Os compromissos estão na “Mensagem ao povo de Deus no Mato Grosso”, divulgada ao final do encontro. Na Mensagem, os participantes da assembleia reafirmam que a Igreja precisa estar “comprometida com a opção preferencial pelos pobres e preocupada com a formação continuada dos fiéis leigos e leigas e dos presbíteros”.
Leia, na íntegra, a mensagem da assembleia.
Mensagem ao Povo de Deus no Mato Grosso
Nós, bispos, padres, religiosos e religiosas, fiéis cristãos leigos e leigas da Igreja de Mato Grosso, em permanente estado de missão, reunidos na 28ª Assembleia Regional Pastoral do Oeste 2 da CNBB, movidos pelo espírito missionário e acolhendo os clamores vindos das Dioceses, constatamos um forte apelo à ação de uma Igreja prioritariamente comprometida com a opção preferencial pelos pobres e preocupada com a formação continuada dos fiéis leigos e leigas e dos presbíteros.
Acreditamos na experiência das pequenas comunidades eclesiais como propulsoras das missões populares, acolhedoras do povo peregrino, como instrumento de “conversão pessoal e pastoral”. Em sintonia com as conclusões da Conferência de Aparecida elas suscitarão novas lideranças para os grupos de reflexão e a vida em comunidade.
Impulsionados pelo espírito renovador de uma Igreja servidora, identificamos a necessidade de um maior compromisso da fé com as causas sociais, em defesa da vida no planeta, “nossa casa comum”, e educar para a preservação do meio ambiente. (cf. DGE 87).
No espírito de uma igreja ministerial comprometida com a pastoral missionária comungamos com a catequese de iniciação cristã inspirada na experiência das primeiras Comunidades em vista da construção de uma sociedade justa e solidária. Em nosso Regional, desafia-nos uma espiritualidade inculturada que leve em consideração os indígenas, os negros, os ribeirinhos, os migrantes, os idosos, as famílias, os adolescentes e os jovens. Dada a situação em que se encontram na sociedade de hoje, pedem melhor acolhida e amor das nossas comunidades eclesiais.
Reafirmamos o objetivo pastoral da Igreja do Mato Grosso e suas prioridades, assumindo as ações de:
1) Motivar a leitura orante da Palavra de Deus na família, nos diversos grupos e pastorais;
2) Criar os conselhos missionários para dinamizar as missões populares e fortalecer a presença junto aos povos indígenas;
3) Organizar as paróquias em setores, descentralizar os serviços, formar novas lideranças e assumir os ministérios no espírito das CEBs;
4) Estruturar e organizar a pastoral do dízimo nas dimensões: religiosa, social e missionária.
Como discípulos missionários de Jesus Cristo nos alegramos de sermos seus evangelizadores. Nossa Senhora Aparecida, discípula missionária, nos acompanhe na concretização de nossas ações e na fidelidade à nossa missão evangelizadora.
Assembleia Regional de Pastoral
Cuiabá, 23 de agosto de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário