terça-feira, 21 de julho de 2009

JUVENTUDE RECEBE FORMAÇÃO EM SINTONIA COM DOCUMENTO 85

Visando formar lideranças para o trabalho com grupo de jovens, a Pastoral da Juventude (PJ) da arquidiocese de Maringá iniciou, entre os dias 17 e 19 de julho, mais uma edição do Curso de Capacitação de Lideranças (CCL). Neste ano, 70 jovens de várias paróquias estão participando da formação.
A intenção, explica a coordenadora arquidiocesana da PJ, Renata Requena, “é trabalhar o jovem como um todo, capacitando ele com as dimensões da formação integral propostas pelo documento nº 85 da CNBB (Evangelização da Juventude) e em sintonia com a arquidiocese, que escolheu a juventude como uma de suas prioridades”.
“Nesta primeira etapa trabalhamos as dimensões psicoafetiva, psicossocial e mística e na próxima vamos oferecer mais duas, a dimensão sóciopolítica e ecológica e a de capacitação”, explica a coordenadora.
“É muito bacana estar aqui. A gente vê a força da PJ e sai com uma bagagem muito boa para aplicar no grupo de jovem”, comemora o coordenador de grupo na paróquia Jesus Bom Pastor, de Paiçandu, Valdecir Pereira Junior.
“Eu gostei de tudo. Aprendi muito em todas as oficinas”, diz Carla Melissa Longo, que se inscreveu no CCL após convite feito por um seminarista. O objetivo agora, revela a jovem, é montar um grupo da PJ na paróquia em que reside, no município de Marialva.
Assessor eclesiástico da PJ, o padre Adacílio Félix de Oliveira gostou da participação dos jovens e da dedicação dos assessores das oficinas. “É bom demais ver tanta gente bonita reunida e interessada em aprender e crescer como esta juventude demonstrou. É assim que a gente constrói novas lideranças”, destaca.
A próxima etapa do CCL será realizada entre os dias 25 e 27 do mês setembro. Os jovens voltarão a se reunir para finalizar a capacitação proposta pelo encontro.

CNBB

Nenhum comentário: