O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, se reúne hoje, 2, com representantes do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), para discutir as iniciativas de desenvolvimento criadas para o Nordeste chamado de “O Desenvolvimento do Nordeste como Projeto Nacional”. O objetivo do ministro é ampliar o campo de debates levando o tema às diversas esferas da sociedade civil.
Durante o encontro, Mangabeira irá apresentar o projeto e pretende receber propostas e sugestões para a construção de um conjunto de ações comuns em torno do tema. As iniciativas, segundo o ministro, farão parte de uma obra coletiva que terá o Nordeste como vanguarda na reconstrução do modelo de desenvolvimento do Brasil.
O projeto é composto por um elenco de 11 ações, entre elas, a disseminação das práticas bem sucedidas com foco nas pequenas e médias empresas, o estabelecimento de um programa destinado a assegurar que os grandes projetos industriais sejam implementados de maneira a transformar a vida econômica e social da região e debater o futuro da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, que atuaria como agente coordenador dos investimentos das ações nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal.
Há também várias propostas de desenvolvimento social, econômico e educativo no que diz respeito à criação de um modelo de agricultura irrigada, de uma nova escola média, a superação do isolamento da região e um choque de ciência e tecnologia no plano de ações do Governo.
“Estas iniciativas comporiam uma revolução no Nordeste. Estou ao mesmo tempo esperançoso e entusiasmado, porém, aflito porque a janela de oportunidade temporal ficou muito estreita. Se quisermos transformar estas ações num projeto do estado brasileiro e não apenas no plano do governo Lula, só teremos os meses restantes de 2009 para iniciar a dinâmica antes que sobrevenha o ano eleitoral”, explica Mangabeira Unger.
A reunião com representantes da CNBB está prevista para 14h, na Sede Regional da confederação, localizada na rua Dom Bosco, 908, Boa Vista. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 2 integra aproximadamente 20 dioceses em 4 estados.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário