segunda-feira, 29 de junho de 2009

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR APRESENTA PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA CATEDRAL BASÍLICA

A arquidiocese de São Salvador da Bahia lança, no dia 01 de julho, o programa de restauração da Catedral Basílica do Salvador. A apresentação do projeto, que contará com a presença do cardeal e arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, será na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), logo após a cerimônia do Te Deum em ação de graças pelos 186 anos da Independência da Bahia. A solenidade do Te Deum começa às 9h.
O projeto de restauração da Catedral será executado pelo Estúdio Argolo e contará a participação da cooperativa dos alunos formados pela Associação Opus Bahia Brasil, uma pareceria da arquidiocese com uma empresa italiana que durante três anos formou jovens pobres da periferia de Salvador em técnicos de restauração.
O trabalho de restauração já começou há cerca de um mês. Na primeira etapa o foco do trabalho será a capela-mor. Como ocorre com os monumentos culturais, a ação do tempo e os agentes de degradação, especialmente a umidade vinda do mar, provocou danos à capela. No projeto de restauração serão recompostos a estrutura, os elementos decorativos e o douramento da capela, assim como as 18 pinturas que retratam cenas da vida de Cristo.
A previsão é que em um ano a primeira etapa do trabalho esteja pronta e logo na sequência deve começar o trabalho nos altares laterais. Três das 18 telas da capela-mor já foram desmontas e duas já passaram pelo processo de restauração e poderão ser vistas durante a cerimônia de lançamento do projeto, que será integralmente desenvolvido com recursos próprios.
CNBB

Nenhum comentário: