segunda-feira, 25 de maio de 2009

EM MISSA CASAL DESAFIA FAMÍLIAS A SEREM RENOVADAS

"Experimente não uma nova família, mas fazer nova a sua família", com essa frase o casal Benedicto Cavalcanti Gattolini e Maria Leonor de Azevedo Gattolini, fundadores da comunidade católica Famílias Novas, deram seu testemunho no início da Missa que marcou a Peregrinação Nacional em Favor da Família, no Santuário de Aparecida neste domingo, 24.
Esta frase, antes de ser dita pelo casal, foi vivida por ele. Benedicto, hoje membro de uma comunidade católica, nem sempre testemunhou sua fé. Aos 10 anos de casado, viu seu casamento ser abalado por uma vida consumista e infidelidade matrimonial, mas resolveu reconstruir sua família. "Marcado por um forte encontro com Jesus [...], decidi com toda a minha alma, [...] reconstruir a minha família, fazendo-a nova, templo de Deus, uma igreja doméstica!"Ele conta que atitudes simples marcam essa nova etapa. "Nessa nova caminhada redescobri o amor a minha mulher, tudo passou a ser diferente e vivo, organizávamos jantares à luz de velas na varanda do prédio, programávamos piqueniques no parque, andávamos sozinhos de bicicleta, brincávamos com jogos, com alegria organizávamos diversos programas a dois, experimentando o sexo puro e abençoado, a vida conjugal renovada, e o cotidiano verdadeiramente alegre."

Esta foi apenas uma, das milhares de histórias vividas por famílias que de várias partes do país se reuniram nesta peregrinação, que tem como tema “Família Discípula e Missionária a Serviço da Vida”.
As atividades da peregrinação começaram ontem. Hoje, o ponto alto, foi a celebração da missa às 8h presidida pelo presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha. Participaram, o arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, diversos Bispos, padres, diáconos, consagrados, além dos fiéis que lotaram o Santuário.Em sua homilia Dom Geraldo recordou várias ocasiões importantes celebradas pela Igreja hoje, como a festa da Ascensão do Senhor, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o dia de oração pela Igreja na China, e o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Em sua homilia Dom Geraldo destacou a importância da família para a construção de uma sociedade melhor. "A família é o lugar onde se aprendem as virtudes, os valores, os critérios e as atitudes que são necessárias para uma autêntica convivência social."Dom Geraldo recordou as palavras do Papa Bento XVI, quando esteve no Brasil em maio de 2007, "A família, patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino americanos. Ela foi e é escola de fé, espaço de valores humanos e cívicos, lar em que a vida nasce, e é acolhida generosa e responsavelmente. A família é insubstituível para serenidade da pessoa e para a educação de seus filhos". Ele relembrou que na ocasião os bispos do Brasil reunidos com o Santo Padre em Aparecida, agradeceram e louvaram a Deus pela beleza do matrimônio e da família.A Encíclica Humae Vitae do Papa Paulo VI, e o Encontro Mundial das Famílias no México, também foram citados por Dom Geraldo na homilia. O presidente da CNBB, além de dirigir sua mensagem aos fiéis, exortou o poder público para que se empenhe na promoção de medidas que valorizem e protejam a famílias. "As medidas legislativas e governamentais não devem descaracterizar a família fundada no matrimônio, identificando-a com qualquer tipo de convivência humana, isso significaria desvalorizar a família, não reconhecendo os valores que ela gera e transmite." [...] É preciso que o poder público se empenhe decididamente na promoção de medidas que respeitem, valorizem e protejam as famílias."

Ao final da Missa, dom Odilo Scherer, leu um manifesto em favor da família, feito pelos Bispos do Brasil reunidos na 47ª Assembleia Geral da CNBB. Leia mais.: A família na perspectiva do Ano Catequético.: Psicóloga explica papel da família para prevenção da violência.: Próximo Encontro Mundial das Famílias será em Milão, em 2012

Da Redação da Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: