terça-feira, 5 de maio de 2009

CARDEAL DOM SERAFIM FERNANDES: JUBILEU EPISCOPAL DE OURO

O cardeal e arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), dom Serafim Fernandes de Araújo, completará 50 anos de bispo na próxima quinta-feira, 7, com lançamento de sua biografia e Celebração Eucarística, às 20h, na Arena do Minas I (Rua da Bahia, 2.244 - Lourdes).
Natural de Minas Novas (MG) estudou no Seminário de Diamantina (MG) e em Roma, capital italiana, onde foi ordenado padre em 1949. Depois de retornar ao Brasil, foi pároco em Gouveia e Curvelo, ambas em Minas Gerais, até ser ordenado bispo, em 7 de maio de 1959, aos 34 anos de idade, um dos mais novos do Brasil. Em 2009 completou 60 anos de vida sacerdotal.
Na arquidiocese de Belo Horizonte, foi bispo auxiliar e reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais durante 21 anos. Em 1986, após a renúncia de dom João Resende Costa em virtude de ter completado 75 anos de idade, dom Serafim assumiu a arquidiocese de Belo Horizonte, como seu terceiro arcebispo.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi responsável pela área de Comunicação Social e depois foi vice-presidente da instituição.
Programação:
Dia 7 de maio: das 9h às 11h, na Casa de Retiro Santíssima Trindade (Rua Madre Cândida, 241 – Vila Paris), ele lançará sua biografia “Dom Serafim Fernandes de Araújo – Na palma da mão de Deus – De menino do Vale do Jequitinhonha a Cardeal de Belo Horizonte”.
Haverá uma apresentação especial da biografia para a imprensa, no dia 6 de maio, às 9h, na sede da Fundação José Fernandes de Araújo (Avenida Brasil, 1.666 – 5º andar – Funcionários).
Celebração Eucarística, no dia 7, às 20h, na Arena do Minas I (Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes), dom Serafim presidirá missa em Ação de Graças pelo seu Jubileu de Ouro Episcopal. Um grande número de bispos, padres e fiéis são esperados.
Outras celebrações
9 de junho – Missa em Diamantina (cidade em que dom Serafim fez o Seminário Menor e o curso de Filosofia, além de fazer parte do clero da arquidiocese de Diamantina)
11 de junho – Missa em Itamarandiba (cidade em que dom Serafim morou durante a sua infância)
12 de junho – Missa em Curvelo (segunda cidade onde dom Serafim foi pároco)
13 de junho – Missa em Gouveia (primeira cidade onde dom Serafim foi pároco)
CNBB

Nenhum comentário: