sexta-feira, 27 de março de 2009

NOVA DIRETORIA APRESENTA PLANOS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRESBÍTEROS

Recadastramento dos sócios, fortalecimento da comunhão com a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e realização de um encontro nacional com os sócios em 2011. Estas são as três metas prioritárias da nova diretoria da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil (ANPB). As metas foram definidas na primeira reunião dos novos diretores, ocorrida nesta semana, dias 23 a 25, em Brazlândia, cidade satélite de Brasília.
“Queremos fortalecer o diálogo com os sócios da ANPB e ampliar a comunhão presbiteral com a Comissão Nacional de Presbíteros”, explica o presidente recém-eleito da Associação, padre José Maria Silva Ribeiro, que é pároco da paróquia Nossa Senhora do Ó, na Ilha de Mosqueiro, na arquidiocese de Belém (PA). Padre Ribeiro é também o presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) e, por causa disso, membro da CNP, órgão vinculado à CNBB por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
Segundo padre Ribeiro, a ANPB possui mais de 1.200 padres cadastrados, mas a maioria não está em dia a Associação. Cada associado dá uma contribuição anual equivalente a 20% do salário mínimo vigente. É com esse valor que a ANPB mantém sua estrutura que consta de um escritório na capital federal, viagens da diretoria para reuniões e outros serviços.
“Estamos numa fase de reorganização e queremos fazer um resgate histórico da Associação que acaba de completar 17 anos”, esclarece, animado, o novo presidente. Para dedicar-se integralmente ao novo trabalho, padre Ribeiro solicitou sua liberação à arquidiocese de Belém. Se for liberado, ele passará a morar em Brasília, onde a ANPB tem seu escritório, e se dedicará à articulação da Associação intensificando o contato com os padres do Brasil.
Padre Ribeiro disse que está nos planos da nova diretoria marcar uma audiência com o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a quem pretende apresentar os planos da Associação.
História
De acordo com padre Ribeiro, a ANPB é fruto dos Encontros Nacionais de Presbíteros que acontece desde 1985, organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), órgão vinculado à CNBB. “A Associação surgiu quando os padres sentiram a necessidade de se organizarem melhor”, explica o presidente.
O secretário da ANPB, padre José Geraldo, da diocese de Itabira, aponta como um dos desafios da Associação a falta de motivação dos padres para se associarem. “A Associação é um espaço para discutir a cidadania do presbítero”, ressalta. “Desde o início, as bandeiras da ANPB foram a formação permanente dos presbíteros e questões ligadas à sua vida como salário, plano de saúde, aposentadoria, lazer”, completa padre Ribeiro.
Segundo , já existem muitas associações diocesanas de presbíteros e um dos objetivos da ANPB é aumentar esse número. “As associações diocesanas são fruto da consciência de um presbitério nacional”, destaca o presidente. Segundo informou, a ANPB é aberta a todos os padres, diocesanos ou religiosos.
CNBB

Nenhum comentário: