quinta-feira, 26 de março de 2009

GREBIN PLANEJA PALESTRAS SOBRE ANIMAÇÃO BÍBLICA

Na manhã de hoje, 26, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), houve o encontro anual do Grupo de Reflexão Bíblico Nacional (GREBIN).
O grupo está reunido para a reflexão e elaboração de um projeto que desenvolverá e estimulará a animação bíblico pastoral. “A expectativa é que possamos montar um projeto e que a partir dele seja implementado um sistema de seminários no ano de 2010 com a participação de todos os regionais”, explica a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequético, irmã Zélia Maria Batista. O estudo terá como ponto de partida a dinamização da animação bíblica nos regionais de forma a ser difundido entre bispos, padres e demais lideranças.
Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, o bispo dom Jacinto Bergmann, diz que “tem que haver a consciência da necessidade da animação bíblica nas pastorais, por isso refletimos aqui, hoje, para que possamos realizar esse projeto futuro. A ideia é desenvolvermos seminários a partir de 2010 e assim, trilharmos o caminho para colocarmos em pauta o tema: animação bíblica”, relata o bispo.
O tema das palestras será discutido e deverá ser sobre a temática da Bíblia e seus principais autores.
Novo membro
A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética recebeu uma nova assessora. Vinda de Goiânia, (GO), Maria Cecília Rover é professora de literatura paulina e metodologia de planejamento pastoral. “O que me fez querer participar desse grupo foi a forma como ele se preocupa em divulgar a palavra de Deus. A equipe pensa em chegar à base social, nos mais humildes. É uma formação que ama a Igreja. Que tem sintonia e motivação para chegar ao objetivo, em suma, há o sentimento de desejo, e isso movimenta o grupo”, diz Maria Cecília.
O Grupo
Criado em 1990, o GREBIN é um órgão consultivo da CNBB, que assessora na reflexão, orientação e animação da pastoral bíblica. É formado por biblistas e representantes de instituições bíblicas. Foi criado para articular, animar e promover a formação bíblica a partir da caminhada entre os regionais e as dioceses.

CNBB

Nenhum comentário: