Neste fim de semana aconteceu em Macapá (AP) o Encontro de Formação para Presbíteros e Leigos integrantes da Pastoral Litúrgica da diocese de Macapá (AP). Na sexta-feira, 19, os padres da diocese refletiram sobre “O Presbítero e a Liturgia” e a “Pastoral Litúrgica”.
Durante o evento, os padres partilharam suas dificuldades e seus desejos de solidificar a formação litúrgica em todas as paróquias. No sábado e domingo foi a vez dos leigos das equipes de pastoral litúrgica das paróquias. Cerca de 340 pessoas participaram dos três dias de evento.
“O grande número de pessoas que esteve presente neste curso, superando todas as previsões feitas pelos organizadores do encontro, mostra o quanto o povo valoriza a liturgia e quer aprender mais para celebrar melhor”, disse o bispo diocesano, dom Pedro José Conti.
Dom Pedro fez menção à sua carta pastoral escrita em 2008, onde afirma: “Temos um grande desafio para as Equipes de animação litúrgica, as equipes de canto e de música. Precisamos preparar boas celebrações, momentos de oração, de louvor e de silêncio para interiorizar a mensagem da celebração. As homilias e as reflexões também deverão ser mais cuidadas e aprimoradas”.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, padre Carlos Gustavo Haas, esteve presente no Encontro e disse ter ficado impressionado com a motivação, a alegria, o interesse e a participação dos leigos no encontro. “Muitas pessoas viajaram muitas horas de carro, ônibus e barco, para participarem deste encontro. O assessor ressaltou também a participação integral do bispo: “Dom Pedro esteve presente em todo o encontro. Sua homilia, na missa do quarto Domingo da Quaresma, celebrada com os participantes do curso, foi causa de grande alegria e motivação para a assembleia celebrante.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário