segunda-feira, 30 de março de 2009

COMISSÃO FAZ TERCEIRA REUNIÃO DO TEMA PRIORITÁRIO DA 47a. AG: "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ"

Comissão faz terceira reunião do tema prioritário da 47ª AG: “Iniciação à vida cristã”
em 30/03/2009 09:28:04 (39 leituras)
Hoje e amanhã se reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, a Comissão de Estudo do tema prioritário da 47ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos, que acontece em Itaici, município de Indaiatuba (SP) entre os dias 22 de abril e 1º de maio. Trata-se do grupo que estuda o tema “Iniciação à vida cristã”, formado pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom Eugênio Lambert Adrian Rixen, e as assessoras Cecília Rover e irmã Zélia Maria Batista, o bispo de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco, o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Tarcísio Scaramussa, o bispo de Castanhal (PA), dom Carlos Verzeletti; e os assessores: padre Luiz Alves Lima, padre Domingos Ormonde. Irmã Marlene dos Santos, Therezinha Motta Lima da Cruz, de Brasília, Ismar de Oliveira Soares e Maria Ângela Zoldan Guenka. Desses, participam da reunião onze integrantes.
Esta é a terceira e última reunião que irá acontecer antes da Assembleia para encaixar as ideias finais do texto e apresentá-lo à presidência da CNBB. Dom Tarcísio afirma que o tema foi escolhido para trabalhar a catequese “para além do sacramento da iniciação cristã” e afirmou que é um “passo importante para a Igreja o estudo desse ângulo da catequese” porque hoje as pessoas não vivem mais numa “realidade totalmente cristã” e o estudo vai proporcionar o crescimento das pessoas como discípulas de Jesus Cristo. O texto também faz referência ao Documento de Aparecida (Dap) e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
A segunda reunião que aconteceu no início de fevereiro deu indicações para o aperfeiçoamento do texto de trabalho que será estudado pelos bispos na Assembleia, em Itaici. A preparação do texto teve início na primeira reunião. “Já foi feita a primeira reunião no fim do ano passado que apresentou todo o esquema de reflexão e conteúdos desse estudo”, explica o integrante da equipe, o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Tarcísio Scaramussa.
CNBB

Nenhum comentário: