terça-feira, 31 de março de 2009

ARQUIDIOCESE DE JUIZ DE FORA TEM NOVO ARCEBISPO


A arquidiocese de Juiz de Fora ganhou sábado, 28, novo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira. A celebração de posse do novo pastor reuniu o Núncio Apostólico (representante do Papa no Brasil), dom Lorenzo Baldisseri, o presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, o arcebispo
de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o presidente do CELAM e arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis.
Cerca de 30 bispos, mais de 150 padres e diáconos e 3500 fiéis também foram prestigiar Dom Gil. O cardeal e arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, não conseguiu aterrisar no aeroporto da Serrinha, devido ao mau tempo, e não pôde comparecer à celebração.
O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, do presidente da Câmara dos Vereadores, Bruno Siqueira, representante do Governador de Minas Gerais, além de, prefeitos, vereadores e autoridades civis e militares de cidades que fizeram parte da história de dom Gil.
Para os fiéis que não conseguiram lugar no interior do templo, os telões mostravam a celebração para aqueles que ficaram do lado de fora da igreja.
Cerca de 600 pessoas ajudaram na infra-estrutura da celebração, que contou com diversos pontos de água mineral, ambulância e mais de 30 banheiros.

Primeiras palavras
A cerimônia de posse foi seguida pela solene Celebração Eucarística. Já paramentado, dom Gil Antônio Moreira presidiu a primeira missa como arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora. A celebração teve a assistência pontifícia do Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri.
Durante a homilia, o novo arcebispo proferiu as primeiras palavras como novo pastor da Igreja de Juiz de Fora (clique e confira a homilia na íntegra).
CNBB

Nenhum comentário: