quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

REDENTORISTAS DE MATO GROSSO DO SUL ENCERRAM TERCEIRA FASE MISSIONÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS

As Santas Missões orientadas pelos missionários redentoristas de Campo Grande (MS) em Nova Jersey, nos Estados Unidos da América, encerraram a terceira fase, no último fim de semana, nas paróquias Saint James e Saint Catherine of Siena.
Segundo o redentorista e integrante da equipe missionária, padre Wilson Marques, as Santas Missões Populares nos Estados Unidos foi um momento de graça para plantar e colher as experiências de Deus: “Durante a primeira, segunda e terceira fase das Santas Missões Redentoristas, as paróquias de Saint James e Saint Catherine of Siena em Nova Jersey, viveram esta experiência da misericórdia de Deus, o que foi além de nossas expectativas. Encerramos a terceira fase, que chamamos de Semana Missionária".
A Missão teve início em 20 de setembro, quando uma equipe de quatro missionários da Província Redentorista de Campo Grande (MS) foi convidada a orientar as “Santas Missões Populares”. Os religiosos viajaram no dia 12, para desenvolver o trabalho.
Compreendida em três fases distintas, cadastramento de famílias e formação de pequenos grupos de oração; oração nos pequenos grupos de famílias e Semana Missionária, o objetivo da missão, segundo padre Marques, foi atingir os mais de 50 mil brasileiros que moram no estado, bem como a colônia de portugueses que ali existe. As missas nos fins de semana foram celebradas nos idiomas português de Portugal, inglês e português do Brasil.
De acordo com um dos párocos da cidade de Newark, padre Aurélio Yañez, o trabalho missionário foi motivo para o fortalecimento comunitário: “esta é uma grande experiência de vida comunitária e queremos fortalecer o espírito missionário em nossa paróquia”, disse em seu discurso de agradecimento aos missionários.
Os redentoristas também revelam que o processo missionário teve de passar por uma readaptação, tendo em vista que a comunidade está inserida em outra realidade e de pessoas que moram longe de sua terra natal: “Foi algo inédito, uma experiência nova e marcante em nossa caminhada. Tivemos que readaptar o nosso modo de orientar as Santas Missões no Brasil, para esta realidade aqui”.
No próximo fim de semana os missionários voltam ao Brasil e os grupos de oração e reflexão das famílias darão continuidade aos trabalhos, sendo introduzida, neste período, a Novena de Natal. “Esta é uma riqueza muito grande em nossa Igreja, depois voltam a utilizar o subsídio ‘O Povo de Deus em Missão’’’. A partir de agora, o pároco e as lideranças assumem o compromisso de levar adiante o ardor missionário”, sublinha padre Marques, que lembra: “Esperamos voltar daqui dentro de um ano para a quarta fase das Missões e encontrar o mesmo vigor missionário. A Missão nestas paróquias, realmente foi um tempo de Graça, um tempo forte de oração, onde as pessoas sentiram o carinho no aconchego dos braços do Pai. Pedimos a Deus que abençoe este povo e o trabalho missionário”.

CNBB

Nenhum comentário: