sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A CULTURA PROMOVE CONGRESSO SOBRE GALILEU GALILEI

“A ciência, 400 anos depois de Galileu Galilei: o valor e a complexidade ética da pesquisa tecno-científica contemporânea”. Este foi o tema do Congresso promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura, ocorrido ontem à tarde, em Roma.
“No passado, alguns homens da Igreja cometeram erros em relação a Galileu Galilei, devido à mentalidade da época. Entretanto, o grande cientista italiano foi um homem de profunda fé cristã”, disse o secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone, na abertura do evento.
“O que deveria ser colocado em evidência, hoje, é que Galileu, homem de ciência, também cultivou com amor sua fé e suas profundas convicções religiosas. Este homem de fé via a natureza como um livro, cujo autor era Deus”, acrescentou o cardeal.
Já o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Gianfranco Ravasi, ressaltou que o “processo da Inquisição contra Galileu foi concluído efetivamente com uma sentença de condenação, que nunca foi assinada pelo papa e sobre a qual houve um grave desacordo entre os cardeais”. Dom Ravasi disse ainda que o Vaticano pretende publicar as atas do processo de Galileu Galilei para lembrar aqueles que criticam a Igreja sobre o caso de que o cientista nunca foi condenado.

CNBB

Nenhum comentário: