sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PADRE FALECE AOS 102 ANOS

Faleceu na manhã de anteontem, monsenhor José Airton Guedes, 102 anos, considerado um dos padres mais antigos em exercício do mundo, com 80 anos de sacerdócio. Monsenhor Guedes estava há um mês internado no hospital da Unimed, na Ilha do Leite, área central de Recife (PE), e apresentava infecção generalizada. Há seis anos, o padre sofreu o primeiro dos três derrames. Ele não andava nem articulava as palavras. No entanto, ainda co-celebrava as missas.
O corpo de monsenho Guedes foi velado na de ontem manhã. À tarde, o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, presidiu missa de corpo presente, co-celebrada por padres de mais de 100 paróquias da Arquidiocese. Em seguida, ocorreu o sepultamento no Cemitério de Santo Amaro.
O padre Francisco Caetano, à frente da paróquia, informou que monsenhor Guedes chegou a pedir renúncia quando dom Helder Câmara era arcebispo de Olinda e Recife, mas não foi atendido. “Ele era o padre mais antigo em exercício do mundo. Ao completar 75 anos, apresentou a renúncia. Mas dom Hélder disse que ele estava muito bem e deveria continuar”, afirmou.
Vida e obrasMonsenhor Guedes estudou em Roma, no Colégio Pio Latino, e tornou-se padre no fim da década de 20, aos 22 anos. De volta ao Brasil, fundou a Escola Dom Bosco, no bairro de Peixinhos, em Olinda, hoje administrada pela Organização do Auxílio Fraterno (OAF), entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife.
Segundo colaboradores próximos, mesmo com a idade avançada, o padre mantinha a lucidez, mas apresentava dificuldades para se comunicar, por causa de seqüelas de um acidente vascular cerebral (AVC). Os movimentos das pernas também estavam bastante comprometidos e sua locomoção era em cadeira de rodas.

CNBB

Nenhum comentário: