Os bispos responsáveis pela Pastoral Afro-americana, especificamente do Panamá, Venezuela, Colômbia, Nicarágua, Argentina, Equador e Brasil estão reunidos no Instituto Pio XI, em São Paulo, onde iniciaram uma reflexão com a finalidade de atualizar o texto “Linhas pastorais afro-continentais”, à luz do Documento de Aparecida. O encontro, que teve início no dia 21 de outubro, prosseguirá até o dia 24.
Segundo o assessor da Pastoral Afro-brasileira, padre Ari dos Reis, “as linhas pastorais em vigência foram promulgadas em 2003 e precisam de uma revisão a partir das conclusões da Conferência de Aparecida”.
Além disso, o encontro objetiva analisar o Documento de Aparecida, no que diz respeito aos povos afro-americanos e as linhas pastorais em vigência e preparar o XI Encontro de Pastoral Afro-americana (EPA), que será realizado no Panamá, em julho de 2009. “A partir do estudo desenvolvido neste encontro, o esboço do texto das ‘Linhas pastorais afro-continentais’ será estendido às Conferências Episcopais para um maior aprofundamento. Junto ao trabalho de aprofundamento acontecerá a preparação para o XI encontro de pastoral afro-americana em 2009. O futuro texto ‘Linhas pastorai afro-continentais’ ajudará as pastorais afro dos países latino-americanos e caribenhos a elaborarem suas linhas de ação condizentes com as suas realidades específicas”, explica padre Ari.
A Pastoral Afro-Americana faz parte do Departamento de Cultura e Educação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). O secretário da Pastoral é o padre Hecto Trachitte e o responsável é o bispo de Bagé (RS), dom Gílio Felício.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário