terça-feira, 21 de outubro de 2008

REGIONAL NORTE 2 PREPARA SEMANA DA SOLIDARIEDADE 2008

A Cáritas do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) já começou a organizar a Semana da Solidariedade 2008, que vai ocorrer entre os dias 5 e 12 de novembro, em Belém (PA). Ontem aconteceu a primeira oficina preparatória para a Semana, reunindo 15 representantes das dioceses de Bragança, Cametá, Ponta de Pedras e a arquidiocese de Belém.
O calendário de atividades e a programação do evento foram definidos durante a oficina. Cada diocese, porém, e prelazia do Regional é responsável pela sua programação durante a Semana. Algumas propostas conjuntas foram definidas, ente elas, a arrecadação de livros para a construção de bibliotecas na região das ilhas em Abaetetuba, nordeste do Pará; plantio de mudas de árvores; doações de sangue e celebração eucarística de encerramento que acontecerá no dia 12 de novembro, com enfoque na figura de dom Hélder Câmara, um dos fundadores da Cáritas Brasileira, em 1956, quando era secretário-geral da CNBB.
No Regional Norte 2, a Cáritas tem 20 anos de atuação. Há cinco anos sem realizar a Semana da Solidariedade, a atividade retoma no próximo mês de novembro e vai beneficiar, em Belém, cerca de 100 catadores da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Aurá e da Associação Cidadania para todos.

Multiplicadores participam de capacitação em higiene bucal, hoje e amanhã no Regional Norte 2
Cerca de vinte multiplicadores da Pastoral da Criança participam, hoje e amanhã, na sede do Regional Norte 2 (Amapá e Pará) de capacitação com o tema “Prevenindo a cárie e as doenças da gengiva”. As palestras estão sendo ministradas pelo membro da Pastoral da Criança de Manaus (AM) Ocimar Medeiros.
Segundo a coordenadora de Pastoral do Regional Norte 2, irmã Veneranda Alencar, a capacitação segue orientação nacional e o tema foi escolhido devido a incidência de casos de cárie e infecções bucais em crianças, mães e gestantes no interior do estado, onde o acesso à saúde e noções de higiene é ainda precário.
Os participantes receberam cartilha explicativa e ao término da formação repassarão em suas comunidades os conhecimentos adquiridos para outros multiplicadores que também vão partilhar o aprendizado com líderes de pastoral. “Os líderes perceberam a necessidade de haver essa capacitação justamente porque há carência de tratamento odontológico em algumas localidades, e sabemos que com medidas simples como escovação três vezes ao dia há possibilidade de prevenir diversos problemas”, disse irmã Veneranda.

CNBB

Nenhum comentário: