segunda-feira, 22 de setembro de 2008

VICE-PRESIDENTE DA CNBB PARTICIPA DA REUNIÃO DAS CONFERÊNCIAS EPSICOPAIS DE PAÍSES LUSÓFONOS EM MACAU

Durante quatro dias, os bispos de nove países de língua portuguesa vão refletir sobre “Responsabilidades sociais dos cristãos em época de globalização”.

O arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB, dom Luis Soares Vieira, viajou neste sábado, 20, para Macau (China), onde participa do VIII Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos. A reunião terá início no dia 24, estendendo-sei até o dia 28, e contará com a presença de nove países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor-Leste).
“Estes encontros ajudam a fortalecer os laços de fraternidade entre os países de língua portuguesa”, explica o vice-presidente. Além do laço comum da colonização portuguesa, dom Luis lembra que também a Igreja foi implantada por Portugal nesses países. “São laços tênues, por isso, precisamos reforçar o intercâmbio e a fraternidade entre nós”, disse.
O bispo de Paranaguá (PR) e responsável pela Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos, acompanha o vice-presidente. Segundo dom Luis é necessário fortalecer o diálogo com os países de população negra. Ele destaca a presença de missionários brasileiros na África. “A CNBB quer estreitar os laços de amizade com os episcopados africanos. O encontro desperta o espírito missionário. O Brasil tem enviado vários missionários para a África”, sublinha.
No primeiro dia do encontro, o bispo de Macau, dom José Lai, fará uma conferência sobre “A China e a Igreja Católica”. O vice-presidente da CNBB apresentará aos outros países o Diretório Nacional de Catequese e o último documento da CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Falará também da participação do Brasil no projeto latino-americano da Missão Continental, lançado no dia 17 de agosto em Quito (Equador).
Origem dos encontros
“Os encontros nasceram com a preocupação de partilharmos a nossa vida, as nossas carências e limitações, e criarmos um espírito de ajuda mútua”, disse à Agência ECCLESIA o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), dom Jorge Ortiga. “As diversas Igrejas têm uma responsabilidade social porque queremos criar uma circulação de bens mais efetiva. A Conferência Episcopal Portuguesa tem um fundo de solidariedade que distribui conforme os pedidos que recebemos”, afirmou o presidente ao explicar o tema do oitavo encontro que começa na próxima quarta-feira.
O último encontro dos bispos de Países Lusófonos ocorreu em outubro de 2006, em Fátima (Portugal), e contou, pela primeira vez, com a participação de Macau e Timor-Leste. Representaram o Brasil o cardeal Geraldo Majella Agnelo e dom Odilo Pedro Scherer, respectivamente, presidente e vice-presidente da CNBB naquele ano.

CNBB

Nenhum comentário: