Durante quatro dias, os bispos de nove países de língua portuguesa vão refletir sobre “Responsabilidades sociais dos cristãos em época de globalização”.
O arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB, dom Luis Soares Vieira, viajou neste sábado, 20, para Macau (China), onde participa do VIII Encontro das Conferências Episcopais dos Países Lusófonos. A reunião terá início no dia 24, estendendo-sei até o dia 28, e contará com a presença de nove países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor-Leste).
“Estes encontros ajudam a fortalecer os laços de fraternidade entre os países de língua portuguesa”, explica o vice-presidente. Além do laço comum da colonização portuguesa, dom Luis lembra que também a Igreja foi implantada por Portugal nesses países. “São laços tênues, por isso, precisamos reforçar o intercâmbio e a fraternidade entre nós”, disse.
O bispo de Paranaguá (PR) e responsável pela Pastoral Afro-Brasileira, dom João Alves dos Santos, acompanha o vice-presidente. Segundo dom Luis é necessário fortalecer o diálogo com os países de população negra. Ele destaca a presença de missionários brasileiros na África. “A CNBB quer estreitar os laços de amizade com os episcopados africanos. O encontro desperta o espírito missionário. O Brasil tem enviado vários missionários para a África”, sublinha.
No primeiro dia do encontro, o bispo de Macau, dom José Lai, fará uma conferência sobre “A China e a Igreja Católica”. O vice-presidente da CNBB apresentará aos outros países o Diretório Nacional de Catequese e o último documento da CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Falará também da participação do Brasil no projeto latino-americano da Missão Continental, lançado no dia 17 de agosto em Quito (Equador).
Origem dos encontros
“Os encontros nasceram com a preocupação de partilharmos a nossa vida, as nossas carências e limitações, e criarmos um espírito de ajuda mútua”, disse à Agência ECCLESIA o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), dom Jorge Ortiga. “As diversas Igrejas têm uma responsabilidade social porque queremos criar uma circulação de bens mais efetiva. A Conferência Episcopal Portuguesa tem um fundo de solidariedade que distribui conforme os pedidos que recebemos”, afirmou o presidente ao explicar o tema do oitavo encontro que começa na próxima quarta-feira.
O último encontro dos bispos de Países Lusófonos ocorreu em outubro de 2006, em Fátima (Portugal), e contou, pela primeira vez, com a participação de Macau e Timor-Leste. Representaram o Brasil o cardeal Geraldo Majella Agnelo e dom Odilo Pedro Scherer, respectivamente, presidente e vice-presidente da CNBB naquele ano.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário