segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MONTENEGRO É ELEVADA À CATEGORIA DE DIOCESE

Com 335 mil habitantes, Montenegro é elevada à categoria de diocese. Dom Paulo de Conto é o primeiro bispo diocesano.
O Rio Grande do Sul vai ganhar uma nova diocese a partir do dia 6. Trata-se da diocese de Montenegro, que tem 335 mil habitantes e 32 paróquias, divididas em 32 municípios. Uma celebração presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings, às 15h, do dia 6, na Igreja São João Batista, em Montenegro, elevará a igreja à categoria de catedral e instalará oficialmente a nova diocese. Dom Paulo de Conto, administrador da diocese de Criciúma (SC), será seu primeiro bispo.Frederico Westphalen e Vacaria têm novo bispo diocesano
Dom Antônio Carlos Rossi Keller. Este é o nome do novo bispo diocesano de Frederico Westphalen (RS). A cerimônia de posse será na catedral de Santo Antônio, no domingo, 7.
Natural de São Paulo (SP), o bispo foi ordenado sacerdote em 24 de junho de 1977, após estudar nos seminários dos padres agostinianos e na arquidiocese de São Paulo. Dom Antônio cursou Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana e obteve graduação para atuar como formador nos seminários. Em 11 de junho deste ano, o papa Bento XVI o nomeou para a diocese gaúcha. Sua ordenação episcopal aconteceu no último dia 3 de agosto, na catedral da Sé, em São Paulo. Dom Antônio sucede a dom Zeno Hastenteufel que, em 2007, foi transferido para a diocese de Novo Hamburgo (RS).
Já em Vacaria, tomou posse da diocese, dom Irineu Gassen. A cerimônia aconteceu no dia 24 de agosto, na catedral Nossa Senhora da Oliveira. A missa foi marcada por simbologia e a história da diocese que completou 50 anos de criação. A diocese tem 45 sacerdotes, 28 paróquias e mais de 600 comunidades. Após agradecer ao clero e ao povo pela fidelidade e o apoio que recebeu, dom Orlando Dotti (administrador apostólico de Vacaria) conduziu o novo bispo à cátedra, símbolo de ensino e instrução do bispo para seus os fiéis.
Tomando as palavras de Santo Agostinho, o novo bispo de Vacaria dirigiu suas primeiras palavras ao povo. “Para vós sou bispo, convosco sou cristão. Ser bispo é o ministério a mim concedido e ser cristão é a graça recebida de Deus". E acrescentou: “rezem para que eu possa ser o bispo que vocês precisam, para juntos continuarmos a missão da Igreja”. Antes do final da celebração foi lida a ata de posse, documento que marca para sempre a presença de dom Irineu no coração da diocese de Vacaria.

CNBB

Nenhum comentário: