terça-feira, 30 de setembro de 2008

IGREJA DE BAURU ELEGE NOVO ADMINISTRADOR DIOCESANO

Padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana é eleito novo administrador diocesano de Bauru (SP)
Ontem o colégio de consultores da diocese de Bauru (SP) se reuniu e elegeu padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana, como novo administrador diocesano. Até a nomeação do novo bispo padre Fontana exercerá a função. A partir de agora ele irá acumular as funções de pároco da Igreja Santa Catarina de Alexandria, de Arealva, e será vigário judicial da câmara eclesiástica diocesana.
Dom Antônio Guedes, que foi o quarto bispo de Bauru entre dezembro de 2001 e setembro de 2008, tomou posse da diocese de Campo Limpo (SP) no último dia 27. A nomeação do próximo bispo de Bauru será feita pelo papa Bento XVI, por meio da nunciatura apostólica. Ainda não há data definida.
Padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana, 50 anos, é natural da cidade de Matão (SP). Vindo da diocese de São Carlos, está em Bauru desde janeiro de 2000. Em dezembro deste ano completará 25 anos de sacerdócio. Foi escolhido administrador pelo colégio de Consultores do bispo, formado pelos padres Luís Antônio Carqueijo Sé, Luiz Antônio Lopes Ricci, Marcos Eduardo Pavan, Jesus Bringas Trueba, Rosinaldo Faria de Souza e pelo próprio padre Fontana. Para ser eleito, é preciso fazer parte desse colégio, ter no mínimo 35 anos e a maioria dos votos dados pelos demais sacerdotes por meio de voto secreto. O mesmo grupo de padres irá auxiliar na administração da diocese, no chamado governo colegiado. Durante o período de sé vacante as atividades, os trabalhos e o calendário da Igreja de Bauru seguem normalmente.
Padre Fontana terá as mesmas obrigações do bispo, mas com algumas restrições, entre elas, não poderá ordenar padres. Assim como o bispo, o administrador diocesano confere a unidade da Igreja Particular de Bauru, formada por 41 paróquias em 14 municípios.

CNBB

Nenhum comentário: