quarta-feira, 27 de agosto de 2008

IGREJA FUNDADA POR DOM HELDER CÂMARA É TOMBADA NO RIO DE JANEIRO


Paróquia dos Santos Anjos, no Rio de Janeiro (RJ) e projetada por dom Hélder Câmara, é tombada pela prefeitura municipal


Para homenagear o centenário de nascimento de dom Hélder Câmara, a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) tombou a Paróquia dos Santos Anjos, no bairro Leblon, na sexta-feira, 22. O pároco, pe. Marcos Belisário, só soube da notícia nesta segunda-feira, 25, por meio da imprensa. “Fiquei surpreso e orgulhoso com o reconhecimento do trabalho prestado por dom Hélder”.
O pároco disse ainda que a pessoa de dom Hélder foi exclusiva para o tombamento da Igreja. “Não foi a arquitetura da Igreja que definiu a iniciativa da prefeitura, mas o trabalho desenvolvido por dom Hélder com a Cruzada de São Sebastião, em 1955, por meio do amparo à família, à educação e à religião, na antiga favela que aqui existia. Para a realização do projeto, dom Hélder construiu a Igreja dos Santos Anjos, uma escola e dez prédios habitacionais.
Padre Marcos destacou o tombamento como forma de agradecimento à ação do bispo. “Dom Hélder foi o responsável pela criação do projeto Favela-Bairro nos anos 50, porém, o projeto dele foi mais ousado: ele destruiu a favela e construiu dez edifícios”. Para comemorar o tombamento da Paróquia, padre Marcos pretende organizar uma grande festa no dia 29 de outubro.

Fonte: Site da CNBB

Nenhum comentário: