Com o tema Juventude e o direito à dignidade e o lema Temos mil Razões para Viver, começou ontem, 11, e se estende até dia 17, a Semana Nacional do Estudante, evento realizado pela Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) e coordenado pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
A Semana integra duas ações que acontecem anualmente: a Semana da Cidadania, que acontece entre os dias 14 e 21 de abril, e o Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 19 de outubro.
Segundo os organizadores, a educação é ferramenta da garantia dos direitos da juventude e um instrumento de mudança social. “É chegado o momento em que o jovem se faz presente como Pastoral da Juventude e demonstra sua fibra, utilizando a educação, a fim de firmar a importância de uma organização cristã e despertar como protagonista de sua identidade pessoal e comunitária”. Os jovens afirmam ainda que “não devemos ter medo de ser apenas uma gota d'água. É a reunião de gotas que põe em movimento os riachos e os oceanos, e temos que levar em conta que as nascentes não reúnem um grande número delas".
O objetivo da PJE é convocar toda a comunidade escolar par discutir, refletir e se mobilizar sobre uma temática importante para a vida dos estudantes e da solidariedade em geral. “Essa é uma atividade diferenciada porque se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil”, afirmam os organizadores. “Os estudantes, organizados e comprometidos com a transformação, podem construir uma educação e sociedade como novos valores como o respeito e o cuidado”.
Informações pelos endereços www.pjebr.org, secretaria@pjebr.org ou pjb@uol.com.br
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário