No próximo dia 15 de julho, a Igreja no Brasil enviará a Timor Leste mais três religiosas. Trata-se do Projeto Missionário de Solidariedade entre as Igrejas do Brasil e do Timor Leste, assumido há nove anos como uma resposta ao apelo do povo timorense, que se encontrava em situação dramática. O compromisso ficou sob responsabilidade da CNBB e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que desde então, já enviaram às dioceses de Díli e Baucau onze irmãs e quatro leigas.
Atualmente estão na região seis religiosas. Daqui onze dias, as freiras: Ana Fusinato, catequista franciscana, de Curitiba (PR); Anna Christina de Souza Lima, franciscana do Sagrado Coração, do Rio de Janeiro (RJ); Regina Celi Dias dos Santos, missionária de Jesus Crucificado, de Campinas (SP) se unirão ao grupo que se encontra em Timor.
"A expectativa é de adaptação, inculturação, para assim poder perceber a presença de Deus numa cultura tão diferente da nossa", afirma Ir. Ana Fusinato, que irá residir em Laléia, diocese de Baucau, onde ajudará na formação do seminário e na assistência a crianças com deficiências.
Já as irmãs Regina e Anna Christina ficarão em Laclubar, também na diocese de Baucau, onde trabalharão com atividades escolares e extra-escolares. "Queremos, como irmãs, ter presença solidária", diz Ir. Anna Christina.
O Projeto Missionário entre Brasil e Timor Leste apresenta algumas prioridades, entre elas: fazer com que religiosas e religiosos se insiram no meio do povo a serviço da formação e consolidação de comunidades, acentuando a Pastoral da Criança e a educação de crianças e jovens; ajudem nos seminários das duas dioceses, dado que até o ano 2000, os padres jovens eram formados na Indonésia; e formem formadores para atuarem tanto no trabalho pastoral, como família, juventude, crianças e idosos, como no campo profissional e técnico.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário