Igreja, comunidade de comunidades: experiências e avanços. Este é o tema do Seminário promovido pelo Instituto Nacional de Pastoral (INP), organismo de assessoria à CNBB no campo da reflexão teológica e pastoral, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, na Casa de Retiros Santa Fé, em São Paulo (SP).
Com a realização deste seminário, o INP deseja favorecer uma reflexão crítica a partir da experiência pastoral dos participantes, sobre o que significa ser Igreja-comunidade, num mundo fragmentado e competitivo; refletir sobre os elementos da estrutura eclesial que impedem ou possibilitam a proposta de ser Igreja-comunidade, num contexto de profundas mudanças; repensar, comunitariamente, a necessidade urgente de “conversão pastoral” e “renovação institucional”, para que, à luz do Documento de Aparecida, se dê novo impulso ao compromisso evangélico de ser Igreja-comunidade e fortalecer, entre os participantes, a experiência de diálogo e comunicação que valorize as práticas, canais e instrumentos de organização das igrejas locais como espaços de realização da Igreja-comundiade.
Para alcançar tais objetivos, o INP organizou uma vasta programação com mesas-redondas e oficinas de trabalho. Os debates das mesas-redondas apresentarão os seguintes temas: A crise dos modelos pastorais na concepção de comunidade; A vivência comunitária como imperativo da fé cristã; A comunidade como realidade alternativa, numa sociedade individualista; Interculturalidade num mundo plural; Ser comunidade, hoje, à luz da experiência das primeiras comunidades cristãs; Ser comunidade num contexto de crise de identidade pessoal, social e institucional. Entre as oficinas, têm-se: comunidades virtuais; comunidades emocionais; justiça/solidariedade; novas comunidades/movimentos eclesiais; ministérios/serviços; Comunidades Eclesiais de Base; comunidades ambientais; paróquias/territorialidade/missão; favelas/condomínios fechados; igreja local e inculturação.
O evento destina-se a coordenadores diocesanos de Pastoral, párocos e outros agentes. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Informações: (61) 2103-8300 ou pelo e-mail: inp@cnbb.org.br
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário