quarta-feira, 4 de junho de 2008

DIOCESE DE TOLEDO COLHE ASSINATURAS PARA O NOVO PROJETO DE LEITE DE INICIATIVA POPULAR

“Conclamamos não só os católicos, mas todas as pessoas de bem para que se integrem à campanha de coleta de assinaturas para combatermos a corrupção”. As palavras de estímulo são do bispo diocesano de Toledo (PR), dom Francisco Carlos Bach, que apoiou o início da coleta de assinaturas de eleitores para o Projeto de Iniciativa Popular que amplia os efeitos da lei 9840 nas 30 paróquias espalhadas pelas 19 cidades que compõem a diocese de Toledo.
A coleta de assinaturas é uma proposta do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), composta por 35 entidades, entre elas a CNBB. Para que o projeto se torne lei, é necessário coletar cerca de 1,2 milhão de assinaturas, que representa 1% do eleitorado brasileiro.
O novo projeto de lei quer impedir a candidatura de pessoas condenadas pela justiça, com antecedentes criminais em alguma instância; dos que estão somente em busca de foro privilegiado, condição que os coloca livres de qualquer condenação; de parlamentares que renunciam aos seus mandatos a fim de escapar de possíveis punições e aumentar os prazos de inelegibilidade para oito anos.
“Com isso, teremos uma melhoria fundamental na política, combatendo a corrupção eleitoral nos diversos níveis, tanto nas candidaturas quanto naqueles que já estão no poder e querem gozar da imunidade prevista em lei, mas que muitas vezes protegem esses maus políticos que usaram de modo indevido a máquina administrativa, enquanto estiveram no poder”, lembra o bispo de Toledo.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: