A Igreja de Ribeirão Preto comemora, neste sábado, 7, o centenário de sua criação pelo papa Pio X, em 1908. Cinqüenta anos depois, em 1958, o papa Pio XII elevou a sede de Ribeirão Preto à categoria de arquidiocese que hoje abrange um território de 8.897 km2, com 82 paróquias e mais de mil lugares de culto.
“Esta porção do povo de Deus, onde a Igreja Católica se faz presente, tem procurado evangelizar e ser evangelizada para cumprir a sua missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, testemunhando os valores do Reino de Deus na sociedade”, afirma o arcebispo, dom Joviano de Lima Júnior. “Sua atuação se dá concretamente no campo do ensino, da saúde, da assistência social às crianças, aos jovens, adultos e idosos”, completa. Segundo o arcebispo, as pastorais sociais “promovem a cidadania e procuram despertar nos diversos seguimentos da sociedade a inclusão social”.
A missa em ação de graças pelo centenário da arquidiocese será presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri. A celebração será no estádio Santa Cruz (Botafogo) e a expectativa é de que participem mais de 20 mil pessoas.
“Com simplicidade e alegria de coração, festejamos a organização das comunidades católicas na região, lugares de encontro e irradiação do Evangelho, para que o dom da vida seja preservado e o compromisso com a justiça possibilite a transformação da sociedade”, sublinha dom Joviano.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário