sábado, 28 de junho de 2008

ANO PAULINO TEM INÍCIO HOJE

Convocado pelo papa Bento XVI, o Ano Paulino tem início hoje, 28 de junho, com o objetivo de comemorar o segundo milênio do nascimento do Apóstolo Paulo.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética, padre Videlson de Meneses, as atividades desenvolvidas durante o Ano Paulino se voltarão para a redescoberta da figura do Apóstolo Paulo por meio da releitura de suas cartas.
“O Ano Paulino deseja ainda aprofundar os ensinamentos do Apóstolo das Nações, mergulhando em sua espiritualidade e revitalizando a nossa fé”, explica o presbítero.
Para alcançar tais objetivos, serão publicados no site da CNBB (www.cnbb.org.br) diversos artigos, que abordarão a pessoa, vida,obra e missão de São Paulo. Também será publicado um subsídio com roteiros para círculos bíblicos e grupos de reflexão intitulado “1ª Carta aos Coríntios”. O subsídio apresentará a proposta de vinte encontros e será o livro de estudo do mês da Bíblia deste ano. “Será uma oportunidade para conhecer melhor esta carta paulina, que tem muita coisa em comum com a vida de nossas comunidades cristãs”, diz padre Videlson.
Outra iniciativa, conforme o assessor, é incentivar bispos, presbíteros e diáconos a suar mais textos litúrgicos paulinos em suas homilias. “Os ministros leigos da Palavra são também convidados a fazer suas reflexões, tendo presentes os escritos paulinos”, acrescenta.
Dimensão ecumênica
O Ano Paulino prosseguirá até o dia 29 de junho de 2009. Foi convocado pelo papa Bento XVI em junho do ano passado. Na ocasião, o pontífice ressaltou a dimensão ecumênica do Ano Paulino. “O apóstolo dos povos, particularmente comprometido a levar a Boa Notícia a todos os povos, entregou-se totalmente pela unidade e a concórdia de todos os cristãos”.
“Por isso, rezar e trabalhar pela unidade é outro objetivo deste evento”, afirma padre Videlson.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: