quinta-feira, 22 de maio de 2008

FORÇA-TAREFA VISITA ESTADO DO PARÁ

Nos dias 19 e 20 de maio, o grupo da Força-Tarefa do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana esteve no Pará e visitou algumas entidades, entre elas o Conselho Tutelar e a Pastoral do Menor. O objetivo da visita foi avaliar as ações do Estado no que se refere à impunidade. Os resultados foram negativos devido à comprovação da cultura da impunidade que predomina na região principalmente com relação a casos que atentam contra os direitos humanos como pedofilia e exploração sexual de menores.
Um dos casos mais notáveis de impunidade aconteceu em Abaetetuba (PA) que se tornou conhecido com o caso da adolescente que foi presa com mais vinte homens numa cela.
A Pastoral do Menor e o Conselho Tutelar aproveitaram a ocasião para denunciarem o crescente tráfico de drogas na região e mais casos de exploração sexual levantados pelo bispo diocesano de Abaetetuba, dom Flávio Giovenale.
Ontem, 21, pela manhã, parte do grupo concedeu entrevista coletiva à imprensa e à tarde retornam a Brasília.
Fonte: CNBB
Ministro dos Direitos Humanos se encontrou com dom Erwin

Também ontem, 21, às 10h, o ministro da secretaria especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, visitou o bispo prelado do Xingu (PA), dom Erwin Kräutler. O encontro aconteceu na catedral da prelazia de Altamira.
Dom Erwin é um dos três bispos ameaçados de morte no Estado do Pará, por ter denunciado casos de violação de direitos humanos como exploração sexual de crianças e adolescentes e pedofilia.
No início do mês, o bispo esteve em Brasília, em audiência na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara. Dom Erwin pediu, entre outros, segurança para voltar a andar em liberdade.

Nenhum comentário: